A Corsan investe mais de R$ 44 milhões para ampliar e modernizar o sistema de esgotamento sanitário em Torres, RS, com objetivo de tornar o município a primeira cidade do litoral norte gaúcho com tratamento de esgoto universalizado.

A iniciativa contempla a expansão das redes coletoras, ramais domiciliares, construção de elevatórias e a reestruturação da ETE Mampituba, com investimento de R$ 24 milhões. Esse upgrade inclui pela primeira vez na região o uso de tratamento terciário com desinfecção avançada e equipamentos flutuantes, que removem poluentes específicos e aumentam a eficiência do processo.

Atualmente, cerca de 23 mil residências em Torres já têm coleta e destinação do esgoto; com a conclusão dos trabalhos previstos para o fim deste ano, a cobertura chegará a 78%. A expansão beneficiará mais de 2,5 mil famílias adicionais, com obras de rede, tubulações e estações de bombeamento distribuídas por diversos bairros.

Para os bairros com redes já assentadas, como Centenário, São Jorge, Salinas e Engenho Velho, a previsão é que, já no primeiro semestre de 2026, os moradores possam fazer a ligação domiciliar e passar a ter o esgoto encaminhado à ETE. Em outra frente, a Vila São João receberá 31,8 km de tubulações e sete elevatórias, beneficiando cerca de 1478 famílias.

A modernização e universalização do saneamento em Torres reduzem riscos à saúde pública, melhoram a qualidade ambiental da região e representam um salto no desenvolvimento urbano e social do município.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026