Um encontro entre diretores da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, com o governo do Paraguai, aprofundou o relacionamento entre os governos do Paraná e do país vizinho, o que pode se efetivar como um dos primeiros passos para firmar a internacionalização da empresa paranaense.
O avanço foi no dia 15 de outubro, em que diretores da Sanepar estiveram em Assunção, capital paraguaia, para reuniões com a ministra de Obras e Comunicações, Claudia Centurión, e com o presidente da Essap - Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai Luifer Bernal.
Na pauta, as conversas sobre a atuação da companhia paranaense além da fronteira avançaram e apontaram que as primeiras ações podem iniciar por Cidade do Leste, município vizinho à paranaense Foz do Iguaçu.
“Nós, da Sanepar, e representando o Governo do Paraná, fomos recebidos de forma muito receptiva pela ministra, a pedido do presidente do Paraguai [Santiago Peña]. Já firmamos um termo de cooperação para ajudá-los na questão das perdas d’água e agora há uma firme intenção de que possamos propor iniciativas, principalmente no saneamento de Cidade de Leste”, contou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Acompanhado dos diretores de Operações, Sergio Wippel, e de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior, Bley ressaltou que as reuniões em Assunção são mais uma etapa de evolução da companhia no projeto de aplicar sua expertise no país vizinho.
Isso será possível com a ampliação da parceria com a Essap para a internacionalização da Sanepar. As reuniões desta tarde foram realizadas menos de 15 dias após de representantes da Essap, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da ABC - Agência Brasileira de Cooperação apresentaram a iniciativa ao vice-governador Darci Piana, no Palácio Iguaçu os termos de uma parceria trilateral entre Brasil, Paraguai e Japão para a melhora do fornecimento de água tratada em solo paraguaio utilizando a expertise da Sanepar.
Além dessa iniciativa inédita da cooperação trilateral Brasil-Japão-Paraguai, as reuniões na capital paraguaia abriram discussões e estudos para outras possibilidades de parcerias, como a concorrência em licitações no país vizinho.
O estreitamento de relações do Paraná com o Paraguai tem sido um dos objetivos do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que tem mantido frequentes encontros para discutir as oportunidades de parcerias e investimentos, além do aprofundamento das relações comerciais entre o Paraná e o país vizinho.
A Sanepar tem hoje um dos menores índices de perda de água do Brasil, com 34%, segundo o Instituto Trata Brasil. A média nacional é de 40%. Esse desempenho é resultado dos investimentos em monitoramento em tempo real, uso de tecnologias de ponta para detecção de vazamentos e da Plano de Manutenção Preventiva de Adutoras, que determina a periodicidade das inspeções dessas estruturas.
Hoje o Paraguai tem perda de água estimada em 45%. A intenção é mudar esse cenário em três anos, reduzindo para 35%.
Mais Notícias HYDRO
Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.
02/12/2025
Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.
02/12/2025
Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.
02/12/2025