A Higra, empresa de tecnologia gaúcha que tem em seu portfólio de produtos as bombas anfíbias como carro-chefe, além de aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, bombas submersas e turbogeradores anfíbios para geração de energia limpa, anunciou o crescimento de 20% no seu resultado em 2025 até outubro, comparado com o mesmo período do ano passado. A empresa, que está completando 25 anos de existência, registra o maior faturamento da sua história, ultrapassando os R$ 200 milhões.
O CEO da Higra, Alexsandro Geremia, destaca que o incremento de 2025 consolida o ciclo de crescimento iniciado nos últimos anos e reflete a maturidade do modelo de gestão, a expansão territorial e a consolidação de novas verticais de negócio. “O resultado é fruto de um planejamento estratégico consistente, aliado ao fortalecimento do time, modernização da estrutura produtiva e ampliação das parcerias comerciais”, conta. Tendo fabricado, ao longo dos seus 25 anos, mais de 9,5 mil equipamentos, como bombas anfíbias, submersas, aeradores e turbogeradores, a Higra também vem aumentando o seu quadro de pessoal, chegando a cerca de 200 funcionários. Todos os produtos são 100% desenvolvidos internamente. Além da sede em São Leopoldo, a empresa conta ainda com unidades em Caxias do Sul, RS, Itajaí, SC, Nova Lima, MG, e Parauapebas, PA.
A Higra calcula que seus equipamentos tenham gerado ganhos significativos, não somente econômicos, mas de sustentabilidade para os clientes e sociedade. Cálculos realizados pela empresa apontam que, no período, foram economizados quase 1,3 milhão de MWh em função do alto rendimento de seus equipamentos, gerados mais de 15,8 milhões de kWh através de seus turbogeradores anfíbios e deixadas de serem emitidas mais de 50 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Mais Notícias HYDRO
Marcelo Bueno, gerente da Toray, destaca avanço da tecnologia no Brasil, com projetos municipais de grande porte e aplicações que substituem ETAs convencionais.
04/11/2025
Empresa nacional aposta em tanques, reservatórios e biomídias em PRFV para atender à crescente demanda de ETAs e ETEs.
04/11/2025
Soluções conectadas à nuvem utilizam protocolo MQTT e ampliam o controle sobre vazão, pressão, nível e bombeamento.
04/11/2025