A Visão Equipamentos, empresa especializada em produtos e serviços para instrumentação e medição de pressão, nível, temperatura e vazão, apresentou na Fenasan sua nova linha de dispositivos inteligentes Cloud, voltada à automação e gestão remota de sistemas de saneamento. Os lançamentos incluem os modelos Cloud Hydro, Cloud Flow+, Cloud VRP e Cloud I/O, que permitem medição, controle e transmissão de dados via Internet, em tempo real.
“Os equipamentos são capazes de enviar e receber dados diretamente na nuvem por meio do protocolo MQTT, que hoje é um dos mais utilizados no setor”, explica Paulo Costa (na foto à direita), diretor de operações da empresa. “Essa comunicação bidirecional garante melhor gestão das informações e maior eficiência no controle operacional.”
O Cloud Hydro foi desenvolvido para gestão hídrica de poços tubulares, medindo nível, pressão, vazão e tempo de bombeamento. Já o Cloud Flow+ atua em sistemas de medição de vazão, nível e bombeamento, permitindo controlar até quatro bombas e configurar alarmes por parâmetros de outorga, pressão e vazão.
Outro destaque é o Cloud VRP, dedicado ao controle remoto de válvulas redutoras de pressão, integrando dados entre produtor e consumidor. Complementa a linha o Cloud I/O, um relé programável que funciona como remota universal de entradas e saídas digitais e analógicas, com possibilidade de configuração personalizada.
Segundo Costa, a empresa mantém fábrica própria em São Paulo, onde também produz instrumentos de medição de nível, pressão, temperatura e vazão. Ele destaca que o avanço da IoT - Internet das Coisas e as novas diretrizes do marco do saneamento fortalecem a demanda por tecnologias conectadas.
“Estamos muito confiantes no crescimento desse mercado até 2033. A digitalização é uma realidade, e os sistemas baseados em IoT, como nossa linha Cloud, são fundamentais para o monitoramento eficiente e sustentável das operações de saneamento”, afirma o executivo.
Mais Notícias HYDRO
Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.
03/02/2026
De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.
03/02/2026
Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.
03/02/2026