A solução para controle de macrófitas que a Fluid Feeder traz em parceria com a empresa mexicana Dakatso se constitui em um sistema com barreiras físicas para contenção dos vegetais, que executa a coleta, trituração e moagem, secagem e conversão em fertilizante ou em elementos estruturais, ou seja, é um processo totalmente sustentável.
As macrófitas aquáticas são espécies vegetais visíveis a olho nu, cujas partes fotossintetizantes ativas são permanentemente – ou por alguns meses do ano – submersas ou, ainda, flutuantes. Essa variedade de plantas aquáticas geralmente habita brejos e lugares parecidos. Podem causar os mesmos problemas que as algas acarretam aos sistemas de tratamento de água, portanto, as empresas de saneamento necessitam realizar o correto manejo dessas invasoras daninhas.
Outra tecnologia apresentada aos visitantes será um aparelho de controle de algas que é empregado para a contenção desses vegetais, além da vegetação macrófita. As algas causam muitos problemas em sistemas de tratamento de água, na captação em reservatórios e lagoas, e em grandes fontes de água com efluentes industriais e domésticos.
No conjunto de produtos expostos da Fluid Feeder, entre outros, estarão presentes sistemas de controle de odores, sensores de monitoramento inteligente de gases, equipamentos de controle analítico de qualidade da água, tecnologia de controle de nível de manto de lodo por ultrassom, e a solução de retrolavagem de filtros com controle ultrassônico.
Segundo o CEO da Fluid Feeder, Francisco Carlos Oliver, a indústria de saneamento no Brasil atravessa um período decisivo. “A implementação do novo quadro regulatório estabeleceu uma série de objetivos e investimentos que destacam o setor como uma das áreas com maior potencial de expansão nos anos a seguir”, analisa. No seu entender, aquelas companhias que possuírem tecnologia, credibilidade e reconhecimento se tornarão protagonistas ou parceiras estratégicas nessa ampla transformação do segmento.
Mais Notícias HYDRO
Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.
22/10/2025
Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.
22/10/2025
Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.
22/10/2025