A atuação das empresas privadas de saneamento no cenário atual e futuro, cinco anos após o marco regulatório do setor, será debatida em painel do 36º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2025. A discussão abordará os desafios e as expectativas quanto à ampliação dos níveis de atendimento e à contribuição das operadoras para a resiliência frente às mudanças climáticas.

O diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro (foto), é o coordenador do painel “Atuação das empresas privadas de saneamento no cenário atual e futuro após cinco anos do marco regulatório”, que ocorrerá no dia 22 de outubro (quarta), das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 6, no Expo Center Norte, em São Paulo. “As empresas privadas cresceram muito nos últimos anos e, no futuro presente, a gente entende que o aproveitamento do conhecimento das competências existentes vai ser fundamental na formulação de estratégias para atender o novo marco regulatório do saneamento”, destaca. “No futuro se espera que essas novas empresas privadas, aproveitando todo o know-how existente no setor, possam elevar os níveis de atendimento e prestação de serviço à população: água, esgoto, drenagem e resíduos, de forma a promover prevenção e resiliência em relação ao enfrentamento das mudanças climáticas”, explica Reynaldo Young.

O debate será moderado por Roberval Tavares de Souza, diretor de Engenharia da Sabesp. O painel contará ainda com participação de Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp; Carlos Almiro, diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Gestão de Riscos BRK Ambiental, e Marilene Ramos, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil.

Reynaldo Young enfatiza que o tema central do Encontro Técnico está muito relacionado à modernização da infraestrutura dos setores e saneamento para enfrentamento das mudanças climáticas: “Todas as questões relacionadas às mudanças climáticas que possam vir afetar os sistemas de saneamento vão ser discutidas e analisadas. Também serão abordadas as principais inovações e quais os principais projetos que podem vir a mitigar esses efeitos no futuro, que muita gente acredita não será muito distante”, ressalta.

Para a programação, inscrições, credenciamento e outras informações, acesse: www.fenasan.com.br.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026