A Unidade Regional de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário – URAE 1 Sudeste, responsável por monitorar o cumprimento do contrato de concessão da Sabesp, realizou vistoria nas obras da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto de Hortolândia, SP, que visam eliminar os odores emitidos no local. No total, foram investidos R$ 28 milhões pela companhia para a execução do projeto. Desde o início das obras, as emissões de mau cheiro tiveram diminuição de 70%.

As equipes da URAE 1, Sabesp, Arsesp e representantes da comunidade local acompanharam de perto todas as etapas das melhorias realizadas na ETE. O cronograma das obras chegou a ser revisado por meio de aditivo contratual, permitindo antecipar etapas e acelerar a execução dos trabalhos. Com isso, foram concluídas a remoção de lodo das lagoas aeradas e de decantação e polimento das nove lagoas (três aeradas, três de polimento e três de decantação) que recebem o esgoto; agora está em fase a final a instalação de um retrofit do sistema de aeração, que moderniza todo o processo de tratamento de esgoto. O retrofit será concluído antes do prazo inicialmente previsto para abril de 2026, atendendo à urgência da demanda.

“Mais do que concluir uma obra, estamos entregando qualidade de vida para a população de Hortolândia. Com este investimento estratégico conseguimos modernizar toda a estação, eliminar os odores e garantir que o serviço de saneamento funcione de forma eficiente e segura, cumprindo o compromisso do contrato de concessão com os moradores”, afirma Roberta Buendia, secretária-executiva da URAE 1.

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, acompanhou as obras e destacou a cooperação entre os órgãos na execução dos trabalhos: “O problema existe, e é isso que estamos fazendo para resolvê-lo, trabalhando juntos entre prefeitura, Sabesp e URAE. Todo o lodo já foi retirado e agora vamos finalizar a instalação do sistema de aeração. Nosso objetivo é cuidar da população e garantir melhor qualidade de vida para todos, com foco na solução”, afirmou.

Durante as obras, a Estação de Tratamento de Esgoto manteve suas operações ininterruptas, funcionando 24 horas por dia. Equipes técnicas acompanharam todas as etapas, garantindo a segurança operacional e a qualidade do serviço prestado à população.

O problema de odores na ETE Hortolândia era recorrente e vinha sendo alvo de fiscalizações. Durante esse período, a Cetesb aplicou multas e determinou que a Sabesp apresentasse um relatório detalhado, com diagnóstico completo das condições operacionais e um cronograma de medidas corretivas, incluindo o retrofit do sistema de aeração.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025