A Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, em parceria com a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará e instituições holandesas, lançou esforços no âmbito do projeto SmartBrine para identificar rotas técnicas e econômicas que permitam o aproveitamento sustentável da salmoura — resíduo gerado nas operações de dessalinização.

Segundo Silvano Porto, especialista da Cagece em dessalinização, a intenção é converter o concentrado salino em produtos de valor agregado, como substâncias químicas, minerais ou até possibilidades de geração energética. A iniciativa também considera a comercialização da salmoura oriunda da Dessal do Ceará, da planta em Caucaia e dos rejeitos produzidos no CIPP - Complexo Industrial do Porto do Pecém.

O SmartBrine é fruto de cooperação internacional e recebeu aporte de € 150 mil, com previsão de apresentar alternativas viáveis já no primeiro semestre de 2026. Conforme Ronner Gondim, superintendente de Sustentabilidade da Cagece, essa articulação entre pesquisa, indústria e políticas públicas pode abrir novas frentes para o desenvolvimento regional.

Foto: Rayane Mainara



Mais Notícias HYDRO



Ultrassom e satélites reforçam combate às algas no rio Tietê

Projeto-piloto testa ondas ultrassônicas para conter florações; praias do reservatório também passarão a ser monitoradas por imagens de satélite.

16/06/2026


UFMG inaugura nova estrutura dedicada à vigilância ambiental, sanitária e à inovação tecnológica

Centro Vitas vai articular ensino, pesquisa, extensão e apoio técnico-científico em saneamento, saúde ambiental, recursos hídricos e sustentabilidade.

16/06/2026


IA prevê escassez hídrica e otimiza irrigação no campo

Plataforma utiliza sensores, imagens de satélite e modelos preditivos para antecipar a disponibilidade de água em mananciais.

16/06/2026