A Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, em parceria com a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará e instituições holandesas, lançou esforços no âmbito do projeto SmartBrine para identificar rotas técnicas e econômicas que permitam o aproveitamento sustentável da salmoura — resíduo gerado nas operações de dessalinização.

Segundo Silvano Porto, especialista da Cagece em dessalinização, a intenção é converter o concentrado salino em produtos de valor agregado, como substâncias químicas, minerais ou até possibilidades de geração energética. A iniciativa também considera a comercialização da salmoura oriunda da Dessal do Ceará, da planta em Caucaia e dos rejeitos produzidos no CIPP - Complexo Industrial do Porto do Pecém.

O SmartBrine é fruto de cooperação internacional e recebeu aporte de € 150 mil, com previsão de apresentar alternativas viáveis já no primeiro semestre de 2026. Conforme Ronner Gondim, superintendente de Sustentabilidade da Cagece, essa articulação entre pesquisa, indústria e políticas públicas pode abrir novas frentes para o desenvolvimento regional.

Foto: Rayane Mainara



Mais Notícias HYDRO



Marajoara Laticínios realiza gestão hídrica com produtores rurais

Biomassa orgânica rica em nutrientes é destinada a produtores cadastrados.

11/08/2026


Dmae de Uberlândia amplia telemetria e alcança mais de 12 mil hidrômetros inteligentes instalados

Investimentos em tecnologia ampliam a medição remota do consumo de água.

11/08/2026