A Aegea Saneamento anunciou a aquisição da Ciclus Rio por mais de R$ 1 bilhão. Um dos objetivos é reforçar o posicionamento da companhia como uma plataforma de soluções ambientais, permitindo sinergias operacionais com outras unidades do grupo, como a Águas do Rio, que atua no abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital, e a Regenera Cariri, em parceria com a Engep Ambiental, com atuação na gestão de resíduos sólidos em 9 municípios da região do Cariri, no Ceará.
“A entrada da Ciclus para o ecossistema da Aegea é um movimento estratégico que acelera nossa expansão no setor de resíduos sólidos com ativos robustos e potencial relevante de crescimento sustentável. Além de ampliar a cobertura geográfica, esta aquisição fortifica a capacidade de geração de valor em contratos de longo prazo”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Fundada em 2010 como uma joint venture entre o Grupo Simpar e a Haztec, a Ciclus opera, desde 2011, o CTR Seropédica, uma das maiores centrais de tratamento de resíduos da América Latina, com 3,7 milhões de m² de área. O aterro sanitário bioenergético processa cerca de 10 mil toneladas de resíduos por dia e capta 24 mil m³ de biogás por hora, que pode ser utilizado como fonte de energia limpa.
A companhia também é responsável por cinco ETRs - Estações de Transferência de Resíduos e pela operação integrada de transbordo, transporte e disposição final dos resíduos sólidos da cidade do Rio de Janeiro, em regime de PPP - Parceria Público-Privada com a COMLURB – Companhia Municipal de Limpeza Urbana, até 2036. Além disso, atua em operações acessórias, como a geração e venda de biogás.
Mais Notícias HYDRO
Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.
02/12/2025
Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.
02/12/2025
Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.
02/12/2025