A Aegea Saneamento anunciou a aquisição da Ciclus Rio por mais de R$ 1 bilhão. Um dos objetivos é reforçar o posicionamento da companhia como uma plataforma de soluções ambientais, permitindo sinergias operacionais com outras unidades do grupo, como a Águas do Rio, que atua no abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital, e a Regenera Cariri, em parceria com a Engep Ambiental, com atuação na gestão de resíduos sólidos em 9 municípios da região do Cariri, no Ceará.  

“A entrada da Ciclus para o ecossistema da Aegea é um movimento estratégico que acelera nossa expansão no setor de resíduos sólidos com ativos robustos e potencial relevante de crescimento sustentável. Além de ampliar a cobertura geográfica, esta aquisição fortifica a capacidade de geração de valor em contratos de longo prazo”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Fundada em 2010 como uma joint venture entre o Grupo Simpar e a Haztec, a Ciclus opera, desde 2011, o CTR Seropédica, uma das maiores centrais de tratamento de resíduos da América Latina, com 3,7 milhões de m² de área. O aterro sanitário bioenergético processa cerca de 10 mil toneladas de resíduos por dia e capta 24 mil m³ de biogás por hora, que pode ser utilizado como fonte de energia limpa.

A companhia também é responsável por cinco ETRs - Estações de Transferência de Resíduos e pela operação integrada de transbordo, transporte e disposição final dos resíduos sólidos da cidade do Rio de Janeiro, em regime de PPP - Parceria Público-Privada com a COMLURB – Companhia Municipal de Limpeza Urbana, até 2036. Além disso, atua em operações acessórias, como a geração e venda de biogás.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025