O Bureau Veritas torna-se o primeiro Organismo de Inspeção Acreditado pela Cgcre -Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para inspecionar a operação e desempenho de empreendimentos de saneamento no Brasil, os quais compreendem um conjunto de serviços essenciais para a qualidade de vida, como abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana (coleta e destinação de resíduos) e drenagem e manejo de águas pluviais.
As novas extensões do escopo de atuação do Bureau Veritas como Organismo de Inspeção Acreditado para Empreendimentos de Infraestrutura (OIA-EI) permitem à empresa verificar, de forma independente, o cumprimento, por parte das concessionárias de serviços públicos, dos indicadores de desempenho, da matriz de riscos e dos requisitos contratuais, promovendo assim uma maior transparência e eficiência na prestação dos serviços.
"Decidimos ser pioneiros nestas acreditações porque entendemos que elas se tornarão, em breve, um requisito obrigatório. Antes, as próprias concessionárias avaliavam seus indicadores; agora, essa função será assumida por um Organismo de Inspeção acreditado pela Cgcre. Isso contribui para a imparcialidade dos dados, evita conflitos de interesse e assegura serviços de qualidade à população, conforme padrões técnicos internacionais. Considera-se, ainda, um cenário com mais de 1500 obras paralisadas nos setores de infraestrutura e saneamento pelo país, segundo o TCU - Tribunal de Contas da União”, detalha Rafael Perez, diretor de Construção e Infraestrutura do Bureau Veritas Brasil.
A Inspeção de Operação e Desempenho vem complementar as demais etapas dos empreendimentos de infraestrutura já cobertas pela acreditação do Bureau Veritas, que incluem a Inspeção de estudos e projetos, responsável pela avaliação da conformidade técnica e regulatória dos projetos de engenharia, e a inspeção de obras, que verifica a execução conforme contratos e especificações técnicas.
Mais Notícias HYDRO
Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.
03/02/2026
De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.
03/02/2026
Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.
03/02/2026