O Bureau Veritas torna-se o primeiro Organismo de Inspeção Acreditado pela Cgcre -Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para inspecionar a operação e desempenho de empreendimentos de saneamento no Brasil, os quais compreendem um conjunto de serviços essenciais para a qualidade de vida, como abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana (coleta e destinação de resíduos) e drenagem e manejo de águas pluviais.

As novas extensões do escopo de atuação do Bureau Veritas como Organismo de Inspeção Acreditado para Empreendimentos de Infraestrutura (OIA-EI) permitem à empresa verificar, de forma independente, o cumprimento, por parte das concessionárias de serviços públicos, dos indicadores de desempenho, da matriz de riscos e dos requisitos contratuais, promovendo assim uma maior transparência e eficiência na prestação dos serviços.

"Decidimos ser pioneiros nestas acreditações porque entendemos que elas se tornarão, em breve, um requisito obrigatório. Antes, as próprias concessionárias avaliavam seus indicadores; agora, essa função será assumida por um Organismo de Inspeção acreditado pela Cgcre. Isso contribui para a imparcialidade dos dados, evita conflitos de interesse e assegura serviços de qualidade à população, conforme padrões técnicos internacionais. Considera-se, ainda, um cenário com mais de 1500 obras paralisadas nos setores de infraestrutura e saneamento pelo país, segundo o TCU - Tribunal de Contas da União”, detalha Rafael Perez, diretor de Construção e Infraestrutura do Bureau Veritas Brasil.

A Inspeção de Operação e Desempenho vem complementar as demais etapas dos empreendimentos de infraestrutura já cobertas pela acreditação do Bureau Veritas, que incluem a Inspeção de estudos e projetos, responsável pela avaliação da conformidade técnica e regulatória dos projetos de engenharia, e a inspeção de obras, que verifica a execução conforme contratos e especificações técnicas.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia é vista como alavanca para universalizar o saneamento

Painel do Fórum Novo Saneamento destacou casos práticos de concessionárias e o papel de inovação, regulação e financiamento até 2033.

19/08/2025


Schneider Electric abre mais de 50 vagas de estágio com inscrições até 20 de setembro

Programa oferece oportunidades em várias áreas e cidades, com benefícios e possibilidade de renovação.

19/08/2025


Perdas de água crescem nas 100 maiores cidades do país, aponta Ranking do Saneamento 2025

Nas 100 maiores cidades brasileiras, as perdas de água pioraram 10,39 p.p. de 2022 para 2023.

19/08/2025