No dia 26 de agosto de 2025, Brasília sediará o evento Conexões Saneamento 2025, promovido pela ABCON SINDCON, com o tema “Marco Legal do Saneamento: 5 anos moldando o futuro do Brasil”. O encontro reunirá representantes dos Três Poderes, lideranças do setor privado e especialistas, com o objetivo de avaliar os resultados obtidos desde a promulgação da Lei 14.026/2020 e discutir os próximos passos para universalização dos serviços de água e esgoto.

A programação inclui cinco painéis temáticos sobre temas como parcerias público-privadas, segurança regulatória, arbitragem e financiamento sustentável. O objetivo é aprofundar o debate sobre as condições necessárias para acelerar os investimentos e ampliar o acesso à infraestrutura de saneamento no país.

Entre os participantes confirmados estão o senador Eduardo Gomes, o ministro do TCU Antônio Anastasia, a presidente da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Verônica Sánchez, além de representantes do BNDES, Banco Mundial, New Development Bank, Itaú BBA e demais agentes do setor.

Segundo a ABCON, 32% dos municípios brasileiros já contam com participação privada nos serviços de água e esgoto, e há mais de R$ 77 bilhões em investimentos previstos em futuros leilões. Durante o evento, será lançado também o novo Panorama da Participação Privada, com dados atualizados sobre cobertura, investimentos e resultados.

Para a diretora-executiva da ABCON, Christiane Dias, os cinco anos do marco legal representam uma fase de consolidação: “O Marco Legal do Saneamento deixou de ser promessa. É política pública em execução, com impacto na vida das pessoas, no ambiente regulatório e no modelo de prestação de serviços no Brasil.”

Inscrições: conexoessaneamento.abconsindcon.com.br.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026