No dia 26 de agosto de 2025, Brasília sediará o evento Conexões Saneamento 2025, promovido pela ABCON SINDCON, com o tema “Marco Legal do Saneamento: 5 anos moldando o futuro do Brasil”. O encontro reunirá representantes dos Três Poderes, lideranças do setor privado e especialistas, com o objetivo de avaliar os resultados obtidos desde a promulgação da Lei 14.026/2020 e discutir os próximos passos para universalização dos serviços de água e esgoto.

A programação inclui cinco painéis temáticos sobre temas como parcerias público-privadas, segurança regulatória, arbitragem e financiamento sustentável. O objetivo é aprofundar o debate sobre as condições necessárias para acelerar os investimentos e ampliar o acesso à infraestrutura de saneamento no país.

Entre os participantes confirmados estão o senador Eduardo Gomes, o ministro do TCU Antônio Anastasia, a presidente da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Verônica Sánchez, além de representantes do BNDES, Banco Mundial, New Development Bank, Itaú BBA e demais agentes do setor.

Segundo a ABCON, 32% dos municípios brasileiros já contam com participação privada nos serviços de água e esgoto, e há mais de R$ 77 bilhões em investimentos previstos em futuros leilões. Durante o evento, será lançado também o novo Panorama da Participação Privada, com dados atualizados sobre cobertura, investimentos e resultados.

Para a diretora-executiva da ABCON, Christiane Dias, os cinco anos do marco legal representam uma fase de consolidação: “O Marco Legal do Saneamento deixou de ser promessa. É política pública em execução, com impacto na vida das pessoas, no ambiente regulatório e no modelo de prestação de serviços no Brasil.”

Inscrições: conexoessaneamento.abconsindcon.com.br.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025