A Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais anunciou uma série de medidas para modernizar e facilitar o processo de ligação de empreendimentos imobiliários aos sistemas de água e esgoto da companhia. Dentre as medidas, a desburocratização e redução de prazos para agilizar etapas operacionais, revisar normas e promover uma comunicação mais clara com os empreendedores.

Por meio do Simplifica, os checklists utilizados na análise de projetos foram revisados e estão mais enxutos. Dos 376 itens originais, o programa reduziu para 109. A queda mais expressiva foi no processo de análise de projetos de água, que saiu de 132 itens para 32.

Além disso, 49 processos foram eliminados e 218 otimizados, priorizando clareza, concisão, objetividade e padronização. Frases ambíguas e exigências redundantes foram retiradas, e novos critérios eliminam a repetição de exigências já atendidas em análises anteriores.

O Simplifica foi criado para transformar a relação da Copasa com o setor de loteamentos, um setor altamente promissor em Minas Gerais, que gera milhares de empregos e é estratégico para o crescimento ordenado das cidades. Essa interlocução, que historicamente foi muito burocrática, agora será mais ágil, transparente e mais eficiente”, destacou o presidente da Copasa, Fernando Passalio.

A simplificação dos checklists foi guiada por critérios de clareza, concisão e objetividade, eliminando ambiguidades e priorizando frases diretas e focadas em ações concretas. O conteúdo também passou por padronização, com uso consistente de termos e estrutura de frases, além de uma organização lógica e sequencial, agrupando as informações por etapas do processo para facilitar a compreensão e o uso prático.

“É uma relação de ganha-ganha. Os empreendedores ganham com mais clareza e celeridade nos processos, e a Copasa ganha com a ampliação de sua rede de abastecimento regular de água e esgoto. Todo mundo sai beneficiado”, acrescentou o presidente da companhia.

O presidente da Aelo Minas, Flávio Guerra, que presidiu a reunião, reforçou que o setor necessita de regras claras. “Independentemente de quais sejam essas regras, é fundamental que estejam bem definidas. E a celeridade tem um efeito prático direto: o mutuário final, o cidadão, vai poder receber seu lote mais rápido, com ligações de água e esgoto mais eficientes. A Copasa também ganha, podendo ampliar sua cobertura e atender com mais agilidade”, reforçou.

Entre os avanços mais expressivos está a redução de prazos em etapas-chave. A emissão da Diretriz Técnica Básica (DTB) e a análise de projetos passaram de 240 para 130 dias. O termo de acordo e o plano de trabalho foram unificados, com trâmite único, reduzindo o prazo de 60 para 30 dias. Inspeções de materiais e equipamentos agora ocorrem em até 12 dias, e são realizadas de forma totalmente digital.

Além disso, ainda em 2025, a companhia planeja a realização de workshops internos e externos, reestruturação de relatórios, revisão de normas técnicas e acompanhamento intensivo dos indicadores de desempenho via Power BI.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025