A Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais anunciou uma série de medidas para modernizar e facilitar o processo de ligação de empreendimentos imobiliários aos sistemas de água e esgoto da companhia. Dentre as medidas, a desburocratização e redução de prazos para agilizar etapas operacionais, revisar normas e promover uma comunicação mais clara com os empreendedores.
Por meio do Simplifica, os checklists utilizados na análise de projetos foram revisados e estão mais enxutos. Dos 376 itens originais, o programa reduziu para 109. A queda mais expressiva foi no processo de análise de projetos de água, que saiu de 132 itens para 32.
Além disso, 49 processos foram eliminados e 218 otimizados, priorizando clareza, concisão, objetividade e padronização. Frases ambíguas e exigências redundantes foram retiradas, e novos critérios eliminam a repetição de exigências já atendidas em análises anteriores.
O Simplifica foi criado para transformar a relação da Copasa com o setor de loteamentos, um setor altamente promissor em Minas Gerais, que gera milhares de empregos e é estratégico para o crescimento ordenado das cidades. Essa interlocução, que historicamente foi muito burocrática, agora será mais ágil, transparente e mais eficiente”, destacou o presidente da Copasa, Fernando Passalio.
A simplificação dos checklists foi guiada por critérios de clareza, concisão e objetividade, eliminando ambiguidades e priorizando frases diretas e focadas em ações concretas. O conteúdo também passou por padronização, com uso consistente de termos e estrutura de frases, além de uma organização lógica e sequencial, agrupando as informações por etapas do processo para facilitar a compreensão e o uso prático.
“É uma relação de ganha-ganha. Os empreendedores ganham com mais clareza e celeridade nos processos, e a Copasa ganha com a ampliação de sua rede de abastecimento regular de água e esgoto. Todo mundo sai beneficiado”, acrescentou o presidente da companhia.
O presidente da Aelo Minas, Flávio Guerra, que presidiu a reunião, reforçou que o setor necessita de regras claras. “Independentemente de quais sejam essas regras, é fundamental que estejam bem definidas. E a celeridade tem um efeito prático direto: o mutuário final, o cidadão, vai poder receber seu lote mais rápido, com ligações de água e esgoto mais eficientes. A Copasa também ganha, podendo ampliar sua cobertura e atender com mais agilidade”, reforçou.
Entre os avanços mais expressivos está a redução de prazos em etapas-chave. A emissão da Diretriz Técnica Básica (DTB) e a análise de projetos passaram de 240 para 130 dias. O termo de acordo e o plano de trabalho foram unificados, com trâmite único, reduzindo o prazo de 60 para 30 dias. Inspeções de materiais e equipamentos agora ocorrem em até 12 dias, e são realizadas de forma totalmente digital.
Além disso, ainda em 2025, a companhia planeja a realização de workshops internos e externos, reestruturação de relatórios, revisão de normas técnicas e acompanhamento intensivo dos indicadores de desempenho via Power BI.
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