A ALMG - Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em Comissão de Agropecuária e Agroindústria, o parecer favorável ao Projeto de Lei 2106/24, de autoria da deputada Maria Clara Marra (PSDB). O projeto estabelece diretrizes, incentivos e medidas para promover o reúso de água tratada em ETEs - estações de tratamento de efluentes no setor agrícola.

O PL visa contribuir diretamente para a conservação dos recursos hídricos do estado, incentivando práticas mais sustentáveis na agricultura e apoiando o desenvolvimento regional sustentável.

Durante a tramitação, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já havia revisado o texto original para evitar conflitos jurídicos envolvendo limitações de atuação do Executivo. Em seguida, na Comissão de Agropecuária, o relator deputado Raul Belém (Cidadania) apresentou o substitutivo nº 2, com ajustes pontuais para assegurar clareza e evitar complexidade excessiva na legislação ambiental.

Com a aprovação do parecer, o PL segue agora para as próximas etapas legislativas – emendas, votação em plenário e eventual sanção. Caso se torne lei, a proposta promoverá o uso eficiente da água e fortalecerá a irrigação com efluentes tratados, alinhando-se às diretrizes de gestão hídrica e sustentabilidade do setor.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025