A ALMG - Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em Comissão de Agropecuária e Agroindústria, o parecer favorável ao Projeto de Lei 2106/24, de autoria da deputada Maria Clara Marra (PSDB). O projeto estabelece diretrizes, incentivos e medidas para promover o reúso de água tratada em ETEs - estações de tratamento de efluentes no setor agrícola.
O PL visa contribuir diretamente para a conservação dos recursos hídricos do estado, incentivando práticas mais sustentáveis na agricultura e apoiando o desenvolvimento regional sustentável.
Durante a tramitação, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já havia revisado o texto original para evitar conflitos jurídicos envolvendo limitações de atuação do Executivo. Em seguida, na Comissão de Agropecuária, o relator deputado Raul Belém (Cidadania) apresentou o substitutivo nº 2, com ajustes pontuais para assegurar clareza e evitar complexidade excessiva na legislação ambiental.
Com a aprovação do parecer, o PL segue agora para as próximas etapas legislativas – emendas, votação em plenário e eventual sanção. Caso se torne lei, a proposta promoverá o uso eficiente da água e fortalecerá a irrigação com efluentes tratados, alinhando-se às diretrizes de gestão hídrica e sustentabilidade do setor.
Mais Notícias HYDRO
Empresa amplia tratamento e reaproveitamento de resíduos químicos no país.
06/05/2026
Iniciativa ocorre em meio a pipeline de cerca de R$ 29 bilhões em concessões no estado.
06/05/2026
Conjunto de tomada d'água, adutora e ETA na cidade colombiana exigiu investimentos de US$ 54 milhões.
06/05/2026