A Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná instalou a segunda unidade de um novo dispositivo nas bombas do sistema de captação de água do Rio Pirapó, em Maringá. Trata-se de um selo mecânico bipartido que tem como função vedar as bombas e evitar perdas significativas de água provocadas pela alta pressão no sistema de envio à ETA - Estação de Tratamento de Água.

A nova tecnologia representa um avanço tanto em eficiência operacional quanto em economia de recursos. Por ser bipartido, o selo pode ser substituído em cerca de 20 minutos, sem a necessidade de desmontar todo o motor – o que era exigido nos modelos convencionais. Isso reduz drasticamente o tempo de manutenção, o custo com paradas operacionais e os riscos de vazamentos.

O projeto é um piloto iniciado há 15 meses, com a instalação da primeira unidade do selo em uma das bombas do mesmo sistema. Os resultados positivos obtidos no período motivaram a instalação do segundo dispositivo, reforçando o compromisso da companhia com soluções inovadoras e sustentáveis.

O gerente regional de vendas da Chesterton, empresa que desenvolve o selo, Ribamar Montemurro, ressalta que, com a instalação do primeiro selo, já foi comprovado o resultado positivo na medição de vazão e pressão da bomba. “O produto é um caminho que nós utilizamos para que os clientes, através de performance e confiabilidade, ganhem economia de tempo e de recursos através dos nossos produtos.”

Após a instalação do novo selo, a Gerência Regional da Sanepar em Maringá, em parceria com engenheiros da empresa provedora, promoveu um treinamento prático para equipes operacionais do município e de cidades vizinhas. A capacitação aconteceu na sede da Sanepar em Maringá e abordou os benefícios da tecnologia, o funcionamento do dispositivo e o passo a passo para sua instalação segura e eficiente.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026