A Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná instalou a segunda unidade de um novo dispositivo nas bombas do sistema de captação de água do Rio Pirapó, em Maringá. Trata-se de um selo mecânico bipartido que tem como função vedar as bombas e evitar perdas significativas de água provocadas pela alta pressão no sistema de envio à ETA - Estação de Tratamento de Água.

A nova tecnologia representa um avanço tanto em eficiência operacional quanto em economia de recursos. Por ser bipartido, o selo pode ser substituído em cerca de 20 minutos, sem a necessidade de desmontar todo o motor – o que era exigido nos modelos convencionais. Isso reduz drasticamente o tempo de manutenção, o custo com paradas operacionais e os riscos de vazamentos.

O projeto é um piloto iniciado há 15 meses, com a instalação da primeira unidade do selo em uma das bombas do mesmo sistema. Os resultados positivos obtidos no período motivaram a instalação do segundo dispositivo, reforçando o compromisso da companhia com soluções inovadoras e sustentáveis.

O gerente regional de vendas da Chesterton, empresa que desenvolve o selo, Ribamar Montemurro, ressalta que, com a instalação do primeiro selo, já foi comprovado o resultado positivo na medição de vazão e pressão da bomba. “O produto é um caminho que nós utilizamos para que os clientes, através de performance e confiabilidade, ganhem economia de tempo e de recursos através dos nossos produtos.”

Após a instalação do novo selo, a Gerência Regional da Sanepar em Maringá, em parceria com engenheiros da empresa provedora, promoveu um treinamento prático para equipes operacionais do município e de cidades vizinhas. A capacitação aconteceu na sede da Sanepar em Maringá e abordou os benefícios da tecnologia, o funcionamento do dispositivo e o passo a passo para sua instalação segura e eficiente.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025