O Porto Sudeste, terminal privado localizado em Itaguaí, RJ, alcançou um índice de 86% de reaproveitamento de água em suas operações, resultado de um conjunto de medidas de gestão hídrica implementadas desde 2019, quando o índice era de 42%.

Entre as iniciativas adotadas estão as ETRAPs - Estações de Tratamento e Reúso de Águas Pluviais, responsáveis por separar a água limpa das encostas da água com resíduos das áreas operacionais. O terminal também conta com uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, que permite o reaproveitamento do efluente tratado em atividades industriais.

Com essas ações, o consumo de água da rede pública caiu significativamente. Em 2019, o uso por 1000 toneladas movimentadas era de 2,06 litros. Em 2024, o número caiu para 0,77 litro, uma redução de mais de 60%.

A água reutilizada é empregada em diversas atividades operacionais, como aspersão de pilhas de minério para controle de poeira, umectação de vias internas, lavagem de equipamentos e combate a incêndios. O sistema de reaproveitamento também aumenta a segurança hídrica da operação, reduzindo a dependência do fornecimento público.

Inaugurado em 2014, o Porto Sudeste possui capacidade operacional de 50 milhões de toneladas por ano, com licença para expansão até 100 milhões. As ações de gestão hídrica fazem parte de um conjunto mais amplo de iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais das operações portuárias.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025