O Comitê Técnico de Geossintéticos da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (CTG ABINT) lançou o Manual CTG ABINT para Compradores. O objetivo da entidade é orientar o comprador para que ele tenha em mãos as ferramentas necessárias para avaliar a qualidade do produto que está adquirindo.
No Manual são abordados temas como a importância de se garantir as propriedades dos geossintéticos especificadas no projeto, como escolher fabricantes confiáveis (homologação de produtos e fornecedores), composição de custos e até dicas do pós-compra, sempre com vistas à qualidade e a eficiência do uso.
Os geossintéticos podem desempenhar diferentes funções em um projeto de engenharia, como drenagem, reforço e barreira de fluxo. Dessa forma, selecionar os geossintéticos que atendam às exigências de projeto reflete diretamente no desempenho da obra onde serão aplicados.
Nesse contexto, o papel do projetista é fundamental. É ele quem determina as especificações técnicas a serem atendidas pelos geossintéticos. Por sua vez, os geossintéticos devem obedecer a um rigoroso controle de qualidade em seu processo de fabricação. “Mas nada disso vai adiantar se, no momento da compra, o produto adquirido pelo comprador não atender às solicitações e acabar chegando em campo um material de baixa qualidade para ser aplicado. Por isso pensamos nesse manual”, comenta Samira Paranhos, engenheira geotécnica especialista em geossintéticos e coordenadora do CTG ABINT. A publicação pode ser acessada pelo site: https://abrir.link/hzEul.
Mais Notícias HYDRO
Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.
03/02/2026
De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.
03/02/2026
Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.
03/02/2026