A Copasa e a siderúrgica Metalsider inauguraram, no dia 2 de junho, o Projeto Reúso, uma iniciativa pioneira em Minas Gerais que permite que os efluentes tratados da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Betim Central sejam utilizados como água nas atividades industriais da empresa.

A parceria da Copasa resultará na economia de 1,2 milhão de m3 de água tratada por ano, volume equivalente ao consumo anual de uma cidade com 20 mil habitantes.

O reúso de água é uma ferramenta primordial para mitigar os efeitos da escassez hídrica, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e aumentar a disponibilidade hídrica para o abastecimento público.

Por meio dessa parceria, a Copasa vai disponibilizar efluente tratado da ETE - Estação de Tratado de Esgoto Betim Central para a Metalsider, que a utilizará, por exemplo, para atividades como a refrigeração dos fornos da siderúrgica, que dependem de água, substituindo parte da captação direta do Rio Betim.

Na abertura do evento, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Copasa, Pablo Ferraço Andreão, destacou o pioneirismo da iniciativa - a Copasa será a primeira empresa no estado a fornecer efluente tratado para uso de terceiros.

“É um projeto que tem a sustentabilidade na sua essência. Estamos preservando a água do manancial, reutilizando o efluente tratado do esgoto nas operações da Metalsider, além de gerar valor econômico”, frisou. “Que esse seja o primeiro de muitos projetos de reúso”, complementou.

O diretor-presidente da Metalsider, Bruno Melo Lima, falou sobre a história da empresa, que foi fundada em 1984. “À medida que a empresa cresceu, o consumo de água aumentou. Então, começamos nossa conversa com a Copasa para reaproveitar a água da ETE Betim”, contou.

O acordo entre a Copasa e a Metalsider foi firmado em agosto do ano passado. A siderúrgica ficou responsável pelas obras de infraestrutura necessárias para viabilizar o projeto, que foram concluídas em fevereiro deste ano. Foi necessário construir estação elevatória com uma tubulação de cerca de 1,6 quilômetros de tubulação para levar o efluente tratado da ETE Betim Central, no bairro Cachoeiras, até a siderúrgica. Agora estão sendo feitos os testes finais para início do fornecimento da água de reúso.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025