A Copasa e a siderúrgica Metalsider inauguraram, no dia 2 de junho, o Projeto Reúso, uma iniciativa pioneira em Minas Gerais que permite que os efluentes tratados da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Betim Central sejam utilizados como água nas atividades industriais da empresa.

A parceria da Copasa resultará na economia de 1,2 milhão de m3 de água tratada por ano, volume equivalente ao consumo anual de uma cidade com 20 mil habitantes.

O reúso de água é uma ferramenta primordial para mitigar os efeitos da escassez hídrica, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e aumentar a disponibilidade hídrica para o abastecimento público.

Por meio dessa parceria, a Copasa vai disponibilizar efluente tratado da ETE - Estação de Tratado de Esgoto Betim Central para a Metalsider, que a utilizará, por exemplo, para atividades como a refrigeração dos fornos da siderúrgica, que dependem de água, substituindo parte da captação direta do Rio Betim.

Na abertura do evento, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Copasa, Pablo Ferraço Andreão, destacou o pioneirismo da iniciativa - a Copasa será a primeira empresa no estado a fornecer efluente tratado para uso de terceiros.

“É um projeto que tem a sustentabilidade na sua essência. Estamos preservando a água do manancial, reutilizando o efluente tratado do esgoto nas operações da Metalsider, além de gerar valor econômico”, frisou. “Que esse seja o primeiro de muitos projetos de reúso”, complementou.

O diretor-presidente da Metalsider, Bruno Melo Lima, falou sobre a história da empresa, que foi fundada em 1984. “À medida que a empresa cresceu, o consumo de água aumentou. Então, começamos nossa conversa com a Copasa para reaproveitar a água da ETE Betim”, contou.

O acordo entre a Copasa e a Metalsider foi firmado em agosto do ano passado. A siderúrgica ficou responsável pelas obras de infraestrutura necessárias para viabilizar o projeto, que foram concluídas em fevereiro deste ano. Foi necessário construir estação elevatória com uma tubulação de cerca de 1,6 quilômetros de tubulação para levar o efluente tratado da ETE Betim Central, no bairro Cachoeiras, até a siderúrgica. Agora estão sendo feitos os testes finais para início do fornecimento da água de reúso.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025