Em uma iniciativa estratégica, a Casan e a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina firmaram um convênio de aproximadamente R$ 1 milhão para implementar o Programa de Monitoramento Ambiental Integrado da Bacia Hidrográfica da Lagoa do Peri, ativo desde 2023 e previsto até agosto de 2026.

Liderado pelo Laboratório LIMNOS da UFSC, o projeto reúne coleta de dados sobre organismos aquáticos, eventos climáticos extremos e uso do solo para entender impactos nas condições hídricas. Já foram instalados sensores, placas com QR Codes e realizadas ações de ciência cidadã envolvendo mais de 200 estudantes das escolas locais.

Com enfoque em educação ambiental e engajamento da comunidade, o programa visa fortalecer a segurança hídrica e preservar o ecossistema da Lagoa do Peri, que abastece o sul e leste da Ilha de Santa Catarina.

Foto: Coleta executada durante visita à Lagoa do Peri. LIMNOS/UFSC



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026