A Prefeitura de Piracicaba, SP, e o Semae deram início à implantação de 1000 registros de pressão na rede de água tratada, além de substituir registros antigos e instalar VRPs - válvulas reguladoras de pressão, ampliando o sistema de setorização da cidade. O investimento de R$ 9 milhões visa modernizar a distribuição, reduzir perdas físicas, atualmente em 54%, e assegurar melhor monitoramento e controle de vazamentos.
Segundo o prefeito Helinho Zanatta, a divisão da rede em setores menores permitirá intervenções pontuais durante manutenções, evitando desabastecimento generalizado. A ação corrige problemas antigos, como registros danificados que agravam as perdas. Com a setorização, o fornecimento segue mesmo em obras, dando mais estabilidade ao sistema. Em caso de vazamentos, apenas poucas ruas serão afetadas, e não bairros inteiros, aumentando a eficiência operacional. A medida beneficia diretamente mais de 100 bairros da margem direita do Rio Piracicaba, atendendo cerca de 80 mil pessoas.
Mais Notícias HYDRO
Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.
22/10/2025
Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.
22/10/2025
Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.
22/10/2025