A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas abriu consulta pública para revisão de diversas normas brasileiras (NBRs) que impactam diretamente a indústria da construção e de setores correlatos. O processo permite que profissionais, empresas e toda a sociedade contribuam com sugestões ou questionamentos técnicos antes da aprovação final das normas.

A consulta nacional é uma etapa essencial no desenvolvimento de normas técnicas. Quando surge a necessidade de revisar ou criar uma norma, o tema é levado ao Comitê Técnico da ABNT, que reúne especialistas e representantes dos setores envolvidos. Após a elaboração do projeto, o texto é disponibilizado para avaliação pública.

Durante esse período, qualquer interessado pode se manifestar de três formas: aprovar o texto como apresentado, aprovar com sugestões ou não aprovar, desde que apresente as devidas justificativas técnicas.

Atualmente, está aberta até o dia 16 de junho a consulta para o projeto de revisão de NBRs em saneamento básico (ABNT/CB-177): NBR 7665 – Sistemas de transporte de água ou de esgoto sob pressão – Tubos de PVC-M DEFOFO com junta elástica – Requisitos.

Para participar da consulta pública e votar nos projetos de normas, siga os passos:

Acesse o site da ABNT e clique no link do projeto desejado.

Informe seu e-mail e senha. Caso ainda não possua cadastro, é possível realizar um registro gratuito diretamente na plataforma.

Visualize o texto completo do projeto, analise e registre seu voto, podendo sugerir alterações, aprovar ou reprovar o texto com as devidas justificativas técnicas.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025