Os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação do Paraná vêm desenvolvendo soluções capazes de transformar resíduos industriais em insumos de alto valor agregado, promovendo um ciclo virtuoso de negócios sustentáveis.

O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química tem sido protagonista na criação de soluções circulares no estado. Um exemplo é a conversão de lodo de estações de tratamento de efluentes em fertilizantes. Desenvolvido em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, o projeto permite transformar um passivo ambiental em insumo para a agricultura.

Outra frente de atuação é a recuperação de nutrientes presentes em efluentes industriais. A tecnologia permite captar esses elementos e transformá-los em insumos agrícolas, reduzindo a dependência de fertilizantes convencionais. Já na área de energia, a produção de biocarvão a partir de caroços de azeitonas evidencia o potencial dos resíduos agroindustriais como fontes de energia limpa e renovável.

Completando esse portfólio, o Instituto desenvolveu, em conjunto com o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, tecnologias para a produção de fertilizante e gesso ecológico a partir de ácido sulfúrico reciclado. A iniciativa demonstra como o reaproveitamento de subprodutos e a articulação entre setores podem viabilizar negócios sustentáveis e reduzir significativamente os impactos ambientais da indústria.

Os dados da CNI reforçam o apetite da indústria nacional por essa agenda: 42% das empresas já desenvolvem produtos com potencial de recuperação, 40% investem em design mais durável e 26% praticam logística reversa. Esses esforços se somam ao potencial de a economia circular reduzir até 39% das emissões globais de gases poluentes até 2032, segundo estudos internacionais.



Mais Notícias HYDRO



Avanço nas obras da ETA Xerém com tecnologia de ultrafiltração

Estação da Baixada Fluminense será uma das maiores da América do Sul com a tecnologia.

27/05/2025


ETE Monjolinho, de São Carlos, adota tecnologias inovadoras no tratamento de esgoto

São Carlos possui um dos maiores flotadores do país.

27/05/2025


Rio+Saneamento passa a utilizar energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis

Estratégia com foco na descarbonização das operações utiliza energia proveniente da geração distribuída e do mercado livre.

27/05/2025