Os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação do Paraná vêm desenvolvendo soluções capazes de transformar resíduos industriais em insumos de alto valor agregado, promovendo um ciclo virtuoso de negócios sustentáveis.

O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química tem sido protagonista na criação de soluções circulares no estado. Um exemplo é a conversão de lodo de estações de tratamento de efluentes em fertilizantes. Desenvolvido em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, o projeto permite transformar um passivo ambiental em insumo para a agricultura.

Outra frente de atuação é a recuperação de nutrientes presentes em efluentes industriais. A tecnologia permite captar esses elementos e transformá-los em insumos agrícolas, reduzindo a dependência de fertilizantes convencionais. Já na área de energia, a produção de biocarvão a partir de caroços de azeitonas evidencia o potencial dos resíduos agroindustriais como fontes de energia limpa e renovável.

Completando esse portfólio, o Instituto desenvolveu, em conjunto com o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, tecnologias para a produção de fertilizante e gesso ecológico a partir de ácido sulfúrico reciclado. A iniciativa demonstra como o reaproveitamento de subprodutos e a articulação entre setores podem viabilizar negócios sustentáveis e reduzir significativamente os impactos ambientais da indústria.

Os dados da CNI reforçam o apetite da indústria nacional por essa agenda: 42% das empresas já desenvolvem produtos com potencial de recuperação, 40% investem em design mais durável e 26% praticam logística reversa. Esses esforços se somam ao potencial de a economia circular reduzir até 39% das emissões globais de gases poluentes até 2032, segundo estudos internacionais.



Mais Notícias HYDRO



SP Águas lança consulta pública do Protocolo de Escassez Hídrica

Especialistas do setor e comunidade podem enviar sugestões para o documento até o dia 6 de julho.

10/06/2025


Águas do Brasil investe em gestão inteligente de lodo

Resíduos vêm de 12 ETEs e 10 ETAs.

10/06/2025


Sabesp firma parceria com empresas para escalar uso industrial de água de reúso

Iniciativa viabiliza alternativas sustentáveis para o abastecimento em polos produtivos.

10/06/2025