A Enfil celebra o avanço das obras da ETA - Estação de Tratamento de Água Xerém, em Duque de Caxias, RJ, um projeto realizado em parceria com a Cedae do Rio de Janeiro. Executada pela Enfil sob o modelo EPC - Engineering, Procurement and Construction, a nova estação contará com membranas de ultrafiltração e terá capacidade para tratar 1600 L/s, o que a torna uma das maiores estações com a tecnologia na América do Sul.

A Enfil tem atuação estratégica nesse projeto, integrando sua engenharia especializada e experiência em grandes sistemas de tratamento de água, entregando soluções completas. “Mais do que um avanço tecnológico, a ETA Xerém representa um marco no fortalecimento do saneamento básico na Baixada Fluminense, com impacto direto na qualidade de vida de milhares de pessoas”, afirma Franco Tarabini, CEO da Enfil. A oferta contínua de água potável com alto padrão de pureza contribui para a saúde pública, o desenvolvimento regional e a inclusão social, reafirmando o papel essencial do saneamento na transformação da realidade de comunidades.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026