A integração entre IA - Inteligência Artificial, machine learning e práticas de economia circular ganha força no Brasil com a atuação da Aquapolo, que fornece água reciclada da América do Sul para o Polo Petroquímico de Capuava e outras indústrias do ABC Paulista. O empreendimento avança ao adotar tecnologias de IA para monitoramento, previsão e otimização da produção de água de reúso industrial.

A iniciativa está alinhada a uma tendência global: segundo a consultoria Markets and Markets, o mercado de Inteligência Artificial para gestão hídrica deve ultrapassar US$ 1,2 bilhão até 2027, impulsionado pela demanda por eficiência operacional e sustentabilidade. No Brasil, apenas 1% da água utilizada é reciclada, enquanto países como Cingapura ultrapassam os 40%.

O uso de IA permite análises preditivas baseadas em milhares de dados operacionais em tempo real, otimizando o consumo energético, o uso de insumos químicos e os processos de tratamento da água. O machine learning identifica padrões e anomalias no sistema, antecipando manutenções e reduzindo perdas operacionais, o que contribui diretamente para os princípios da economia circular.

“Com o apoio da Inteligência Artificial, conseguimos tornar nosso sistema ainda mais eficiente e resiliente. A tecnologia nos ajuda a tomar decisões mais rápidas e precisas, garantindo a qualidade da água reciclada entregue à indústria e fortalecendo nossa missão de promover a sustentabilidade na prática”, afirma Márcio José, CEO da Aquapolo.

A Aquapolo já produziu mais de 120 bilhões de litros de água reciclada desde o início de sua operação em 2012, evitando o uso de recursos hídricos naturais e contribuindo com a preservação dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo.

A expectativa é que, nos próximos anos, mais empresas do setor industrial adotem soluções baseadas em IA para ampliar o uso da água reciclada em seus processos produtivos. Com isso, o Brasil dá mais um passo rumo a uma economia de baixo carbono, regenerativa e baseada em ciclos sustentáveis.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025