A Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais está avançando nas obras da UTR - Unidade de Tratamento de Resíduos em Frutal. A estrutura processa o lodo gerado durante a operação que torna a água potável. Com aporte de mais de R$ 7 milhões, as intervenções devem ser concluídas em agosto de 2026, beneficiando os cerca de 55 mil moradores do perímetro urbano da cidade.

A UTR se tornará uma aliada à proteção ambiental no Pontal do Triângulo Mineiro, uma vez que, com o processamento do lodo, as partículas sólidas que são retiradas dos mananciais durante a captação da água para tratamento não retornam para o corpo hídrico, contribuindo para evitar o assoreamento.

A UTR terá um compartimento chamado de tanque de sedimentação, que receberá a descarga dos filtros e decantadores da ETA. Essas últimas são estruturas que trabalham para eliminar as partículas sólidas e orgânicas da água que está sendo tratada. Tudo o que for maciço e consistente descerá para o fundo desse tanque e o que for líquido retornará para o manancial.

A UTR será construída junto à ETA - Estação de Tratamento de Água e terá capacidade de processar os resíduos gerados no processo. A previsão é que a unidade entre em funcionamento tão logo sejam concluídas as intervenções.



Mais Notícias HYDRO




Arcadis conquista dois contratos de saneamento com a Sabesp

Consultoria inclui expansão de ETE e auxílio na gestão de investimentos.

06/05/2025


Sabesp aumenta eficiência e cresce em 42% a detecção de “gatos” de água

Operação “Gato Molhado” tem como objetivo combater o furto de água.

06/05/2025