O programa UniversalizaSP recebeu a inscrição de 211 prefeituras paulistas interessadas em ampliar o acesso ao saneamento básico em seus territórios. A ação, coordenada pela Semil - Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e gerida pela Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, tem como objetivo apoiar cidades paulistas no desafio de garantir resiliência hídrica e alcançar as metas de universalização previstas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, de ter 99% de cobertura de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Entre as cidades participantes estão Mogi das Cruzes, Rio Claro, São Caetano do Sul, Buritama e Cruzeiro, entre várias outras localidades do estado.

“A adesão dos municípios ao UniversalizaSP é fundamental para que possamos avançar na garantia de acesso a serviços essenciais de saneamento básico para toda a população. A universalização não é apenas uma meta, mas uma necessidade urgente de saúde pública para o bem-estar da sociedade”, destaca a secretária da Semil, Natália Resende.

As cidades participantes receberão apoio na composição de consórcios regionais respeitando as características de cada bacia hidrográfica e especificidades de cada município. Serão realizados estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, jurídica e ambiental; avaliação da governança necessária; elaboração de modelos societários, regulatórios e contratuais; além do mapeamento de potenciais investidores.

Com o encerramento do período de inscrições, o Estado iniciará, sem custos para os municípios, a etapa de estudos de viabilidade e modelagem para a contratação de parcerias regionalizadas. Depois, serão realizadas consultas públicas, que precedem os editais de licitação.



Mais Notícias HYDRO



Unipar realiza cerimônia de entrega da modernização da fábrica de Cubatão

Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.

16/12/2025


Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025