O Grupo Heineken, a Fundación Avina, o Instituto Agir Ambiental e o CETRA iniciaram a segunda fase do projeto Recarrega Ceará em abril de 2025, com um investimento de R$ 10 milhões do matchfunding Heineken e BNDES, via iniciativa Floresta Viva. O objetivo é intensificar ações de restauração florestal e recarga hídrica na região metropolitana de Fortaleza, fortalecendo a resiliência climática no semiárido.

Criado em 2021, o projeto surgiu para enfrentar o estresse hídrico na cervejaria da Heineken em Pacatuba, CE, utilizando soluções baseadas na natureza para melhorar a segurança hídrica local e gerar impactos socioambientais positivos. A primeira fase (2021-2024) restaurou mais de 5 hectares com 5 mil mudas de espécies nativas, implantou tecnologias de manejo em 145 hectares e capacitou 180 pessoas. Além disso, 217 famílias rurais passaram a ter acesso à água segura e um piloto de tratamento de esgoto foi instalado.

A segunda fase focará na recarga hídrica e restauração florestal do Parque das Águas, essencial para o abastecimento de Fortaleza.



Mais Notícias HYDRO




Copasa investe quase R$ 6 milhões para tratamento pioneiro de resíduos em Divinópolis  

Implantação de unidade na ETA Rio Itapecerica vai contar com tecnologia de ponta para otimizar o processo.

22/07/2025


São Pedro da Aldeia ganha ETE ampliada e modernizada

Capacidade de tratamento aumentou de 150 para 180 L/s.

22/07/2025