O Grupo Heineken, a Fundación Avina, o Instituto Agir Ambiental e o CETRA iniciaram a segunda fase do projeto Recarrega Ceará em abril de 2025, com um investimento de R$ 10 milhões do matchfunding Heineken e BNDES, via iniciativa Floresta Viva. O objetivo é intensificar ações de restauração florestal e recarga hídrica na região metropolitana de Fortaleza, fortalecendo a resiliência climática no semiárido.

Criado em 2021, o projeto surgiu para enfrentar o estresse hídrico na cervejaria da Heineken em Pacatuba, CE, utilizando soluções baseadas na natureza para melhorar a segurança hídrica local e gerar impactos socioambientais positivos. A primeira fase (2021-2024) restaurou mais de 5 hectares com 5 mil mudas de espécies nativas, implantou tecnologias de manejo em 145 hectares e capacitou 180 pessoas. Além disso, 217 famílias rurais passaram a ter acesso à água segura e um piloto de tratamento de esgoto foi instalado.

A segunda fase focará na recarga hídrica e restauração florestal do Parque das Águas, essencial para o abastecimento de Fortaleza.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025