A operadora TIM apresentou o TIM Smart Metering, solução avançada de telemetria que permite o monitoramento remoto do consumo de água e gás em tempo real. Desenvolvida em parceria com a Nouvenn, a plataforma integra o portfólio do TIM IOT Solutions, posicionamento da operadora lançado em 2024 para crescer no mercado de IoT – Internet das Coisas brasileiro.

Voltada para concessionárias, complexos comerciais e industriais, o TIM Smart Metering utiliza conectividade IoT para aumentar a eficiência e oferecer maior controle sobre o consumo de recursos. Com dispositivos conectados via NB-IoT, o sistema transmite dados sobre o consumo de água e gás, permitindo o monitoramento detalhado por meio de uma plataforma intuitiva. A solução possibilita visualizar os dispositivos em um mapa, bem como receber alertas automáticos sobre falhas e vazamentos, além de gerar relatórios detalhados para análise e auditoria.

Dentre os principais benefícios da tecnologia estão a detecção de anomalias, a redução de custos operacionais, a diminuição no desperdício de recursos naturais, a vida útil estendida e a fácil integração. “Nosso compromisso vai além da conectividade. Queremos impulsionar a digitalização da indústria com soluções que tornam os processos mais inteligentes e sustentáveis, contribuindo para a construção de cidades mais resilientes, eficientes e preparadas para os desafios do futuro”, finaliza Paulo Humberto Gouvea, diretor de soluções corporativas da TIM Brasil.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026