As startups Medeage, Blue World e Sanova desenvolveram soluções que permitem reduzir o desperdício de água em até 50%, promovendo economia financeira e sustentabilidade ambiental.

A Blue World criou a VLV, uma válvula hidráulica que controla a vazão de torneiras e chuveiros, evitando desperdícios. A tecnologia já economizou mais de 200 milhões de L para seus clientes. No próprio Inaitec, o uso da solução garantiu uma economia de 50 mil L apenas em janeiro de 2025 e rendeu ao hub um selo de sustentabilidade.

Já a Medeage utiliza IA - Inteligência Artificial para monitorar o consumo de água em mais de 90 empreendimentos, enviando diagnósticos mensais que ajudam a identificar desperdícios. A empresa também instala medidores individuais para cada unidade, permitindo maior transparência no consumo e facilitando a gestão. Chelsea Marchi, diretora técnica da startup, afirma que a empresa monitorou cerca de 55 milhões de L/ mês, ajudando os clientes a reduzir gastos e evitar vazamentos.

Já a Sanova atua na gestão e redução das perdas de água e do consumo de energia elétrica. Utilizando softwares e ferramentas digitais, a empresa realiza análises detalhadas para aumentar a eficiência hídrica de empresas e órgãos públicos.

“As soluções dessas startups não apenas geram economia financeira, mas também reduzem impactos ambientais, incentivando um compromisso maior com a sustentabilidade”, diz Diego Chierighini, diretor executivo do Inaitec.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025