As startups Medeage, Blue World e Sanova desenvolveram soluções que permitem reduzir o desperdício de água em até 50%, promovendo economia financeira e sustentabilidade ambiental.

A Blue World criou a VLV, uma válvula hidráulica que controla a vazão de torneiras e chuveiros, evitando desperdícios. A tecnologia já economizou mais de 200 milhões de L para seus clientes. No próprio Inaitec, o uso da solução garantiu uma economia de 50 mil L apenas em janeiro de 2025 e rendeu ao hub um selo de sustentabilidade.

Já a Medeage utiliza IA - Inteligência Artificial para monitorar o consumo de água em mais de 90 empreendimentos, enviando diagnósticos mensais que ajudam a identificar desperdícios. A empresa também instala medidores individuais para cada unidade, permitindo maior transparência no consumo e facilitando a gestão. Chelsea Marchi, diretora técnica da startup, afirma que a empresa monitorou cerca de 55 milhões de L/ mês, ajudando os clientes a reduzir gastos e evitar vazamentos.

Já a Sanova atua na gestão e redução das perdas de água e do consumo de energia elétrica. Utilizando softwares e ferramentas digitais, a empresa realiza análises detalhadas para aumentar a eficiência hídrica de empresas e órgãos públicos.

“As soluções dessas startups não apenas geram economia financeira, mas também reduzem impactos ambientais, incentivando um compromisso maior com a sustentabilidade”, diz Diego Chierighini, diretor executivo do Inaitec.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025