A Akato Tubos e Conexões, com sede em Joinville, SC, anunciou uma mudança em sua estrutura societária. Após 16 anos à frente da companhia, o sócio-fundador Alceu Schulz deixa a empresa. Com sua saída, a CCP Compostos de PVC, que já era sócia, assume integralmente a operação, marcando o início de uma nova fase de expansão e inovação.

De acordo com o diretor Comercial e de Marketing da Akato, André Ricardo Umlauf, a CCP traz uma visão estratégica para a empresa, visando ampliar sua participação no varejo de materiais de construção. O plano de crescimento do grupo teve início em 2019, quando a CCP comprou 60% das ações da Akato e investiu na construção de uma unidade de tubos de PVC soldáveis em Araquari, SC, com capacidade para mais de 500 toneladas/mês. Até então, a Akato produzia somente conexões, na planta de Joinville.

Fundada há 18 anos em Araquari, a CCP pretende, com a aquisição, lançar novos produtos, estabelecer parcerias estratégicas e investir em maquinários e equipamentos, como injetoras e extrusoras. A Akato conta com 100 colaboradores diretos e 130 indiretos nas duas fábricas, que somam mais de 10 mil m2 de área construída. Já a CCP tem cerca de 200 funcionários.

O portfólio completo da Akato soma mais de 450 itens de PVC para a condução de água e esgoto, com foco nos mercados de construção civil e irrigação (tubos de irrigação fixa e móvel). “Mantemos o compromisso da excelência em todos os nossos produtos, garantindo a qualidade e seguindo rigorosamente as normas ABNT NBR 5688 para nossa linha de esgoto e a NBR 5648 para a linha de água fria. Adotamos somente PVC 100% virgem. Não utilizamos nenhuma matéria-prima reciclada ou reprocessada. A percepção de qualidade do produto da Akato é muito forte”, destaca Umlauf.

Nesta nova fase, a empresa pretende intensificar a presença no mercado por meio de uma comunicação mais robusta, com participação em feiras e um plano consistente de trade marketing. “Nosso propósito é crescer quatro vezes até 2029. Estamos acelerando bastante para que o plano de crescimento possa ser concluído logo”, conclui Umlauf.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025