A XCMG Brasil lançou no mercado nacional o primeiro caminhão pipa 100% elétrico desenvolvido para atender os mais altos padrões técnicos com eficiência e segurança da operação. Os dois modelos, com capacidade volumétrica de 25 mil e 50 mil L, foram apresentados ao mercado nacional em uma ação conjunta XCMG e Impacto Implementos e Máquinas em um evento em Jaú, SP. Desde 2004, a Impacto disponibiliza equipamentos para manutenção e serviços em diversas áreas.

Os novos caminhões pipa 100% elétricos são destinados ao transporte de água, controle de poeira, compactação, umectação de solo e controle de incêndio. Fabricados em veículos fora de estrada e rodoviário (XDR80TE e E7-29R), os dois caminhões pipa irão atender os segmentos sucroalcooleiro, agrícola, mineração, construção civil, florestal e saneamento.

Entre os principais diferenciais técnicos dos caminhões pipa 100% elétricos, com capacidade volumétrica de 25 mil e 50 mil L, este último denominado Titan, são: bomba centrífuga com vazão de 1000 L/min, caminhão com alcance de até 50 metros controlados por joystick, sistema de controle eletrônico desenvolvido para realizar o acionamento eletropneumático dos espargidores, quebra-ondas transversais e longitudinais para maior estabilidade, espargidor traseiro para umectação de solo e controle de poeira, e espargidores traseiro e laterais para umectação, controle de poeira e chamas.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026