Segundo o prognóstico do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, o Brasil enfrenta uma nova onda de calor nesta semana, a terceira do ano com temperaturas acima da média. De acordo com o Inmet, entre os dias 17 e 24 de fevereiro, as temperaturas máximas permanecerão elevadas em grande parte das regiões brasileiras.

Fenômenos climáticos como ondas de calor, tempestades intensas e períodos prolongados de seca têm impactos diretos nos serviços de saneamento, gerando desafios para garantir o fornecimento adequado de água potável e a correta gestão de esgoto. Consequentemente, a qualidade de vida da população e a segurança hídrica das comunidades são afetadas.

Os efeitos das ondas de calor podem ser observados no aumento da demanda por água, pressionando sistemas que já operam no limite de sua capacidade. Um estudo do Instituto Trata Brasil detalha como as ondas de calor impactam o funcionamento da infraestrutura de saneamento básico. Entenda os impactos:

Manancial e estação de tratamento de água

 Esgoto e tratamento de efluente

Diante deste cenário atual, reforça-se a necessidade de políticas de adaptação que assegurem o acesso à água e saneamento em cenários climáticos extremos, promovendo a resiliência das cidades e das comunidades mais afetadas.



Mais Notícias HYDRO



Londrina terá a segunda unidade de secagem térmica de lodo

Obra tem cerca de R$ 60 milhões de investimentos na redução do lodo e do biogás.

16/09/2025


Copasa abre inscrições para empresas interessadas em desenvolver soluções para treinamentos imersivos

As soluções devem integrar recursos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e vídeos 360°.

16/09/2025


Acqua Expert e G2 lançam solução para gestão de ETEs

Synapsis irá apoiar as operações com maior eficiência e dados confiáveis.

16/09/2025