Segundo o prognóstico do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, o Brasil enfrenta uma nova onda de calor nesta semana, a terceira do ano com temperaturas acima da média. De acordo com o Inmet, entre os dias 17 e 24 de fevereiro, as temperaturas máximas permanecerão elevadas em grande parte das regiões brasileiras.

Fenômenos climáticos como ondas de calor, tempestades intensas e períodos prolongados de seca têm impactos diretos nos serviços de saneamento, gerando desafios para garantir o fornecimento adequado de água potável e a correta gestão de esgoto. Consequentemente, a qualidade de vida da população e a segurança hídrica das comunidades são afetadas.

Os efeitos das ondas de calor podem ser observados no aumento da demanda por água, pressionando sistemas que já operam no limite de sua capacidade. Um estudo do Instituto Trata Brasil detalha como as ondas de calor impactam o funcionamento da infraestrutura de saneamento básico. Entenda os impactos:

Manancial e estação de tratamento de água

 Esgoto e tratamento de efluente

Diante deste cenário atual, reforça-se a necessidade de políticas de adaptação que assegurem o acesso à água e saneamento em cenários climáticos extremos, promovendo a resiliência das cidades e das comunidades mais afetadas.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026