A Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais aportou R$ 1 milhão para comprar e instalar amostradores automáticos em 22 ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto de 17 municípios. Os aparelhos coletam amostras antes e após o tratamento, melhorando a análise da qualidade do efluente tratado.

O supervisor de tratamento de esgoto da Copasa, Elton Dornelas, explicou o funcionamento dos acessórios de alta precisão. “A tecnologia fará alíquotas a cada 20 minutos e de forma proporcional à vazão de chegada até que se complete o período amostral, que pode chegar a 24 horas. Os aparelhos possuem baterias para sucção e compartimento para adição de gelo, mantendo as amostras preservadas mesmo em situações em que falte energia elétrica. As atividades, que antes eram feitas pelos colaboradores, agora são automatizadas”.

Os equipamentos ainda contribuem para otimizar a operação. “Essa inovação nos permite direcionar as equipes para outras atividades, dando ainda mais celeridade às intervenções da operação”, pontuou o gerente de tratamento de esgoto Centro-Oeste, Renato Carvalho.

Serão distribuídos 44 amostradores. Não é a primeira vez que esse tipo de tecnologia é implantado nas ETEs da Copasa. Dados os benefícios, a novidade foi difundida.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026