A Aquapolo, o maior empreendimento de produção de água de reúso na América Latina, com capacidade de produzir até 1000 L/s, o equivalente ao consumo diário de uma cidade de 500 mil habitantes, alcançou com um ano de antecedência sua meta de reduzir em mais de 60% sua pegada de carbono, um compromisso público assumido em 2022. Desde o dia 1º de janeiro deste ano, toda a energia consumida pela empresa vem de fontes renováveis, contratada no Mercado Livre de Energia.

A Aquapolo é resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp, desenvolvido como uma solução para gestão hídrica junto ao Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da região do ABC paulista.  Desde 2012, quando iniciou sua operação, o empreendimento já forneceu mais de 108 milhões de m3 de água de reúso.

“Desde a nossa fundação, a sustentabilidade sempre esteve no centro das nossas decisões. Antecipar essa meta é um reflexo do compromisso com o meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável, além da contribuição direta à agenda ESG dos clientes”, destaca Márcio José, CEO da Aquapolo Ambiental.

A Aquapolo aposta em soluções tecnológicas, como sistema de inteligência artificial que otimiza o funcionamento do reator biológico, reduzindo o consumo de energia. Outras iniciativas incluem o uso de sensores de presença, iluminação LED e inspeções periódicas para identificar oportunidades de melhoria. Além disso, a conscientização dos colaboradores tem sido uma peça-chave, com treinamentos que reforçam a importância da redução no consumo de energia.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026