A Aquapolo, o maior empreendimento de produção de água de reúso na América Latina, com capacidade de produzir até 1000 L/s, o equivalente ao consumo diário de uma cidade de 500 mil habitantes, alcançou com um ano de antecedência sua meta de reduzir em mais de 60% sua pegada de carbono, um compromisso público assumido em 2022. Desde o dia 1º de janeiro deste ano, toda a energia consumida pela empresa vem de fontes renováveis, contratada no Mercado Livre de Energia.

A Aquapolo é resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp, desenvolvido como uma solução para gestão hídrica junto ao Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da região do ABC paulista.  Desde 2012, quando iniciou sua operação, o empreendimento já forneceu mais de 108 milhões de m3 de água de reúso.

“Desde a nossa fundação, a sustentabilidade sempre esteve no centro das nossas decisões. Antecipar essa meta é um reflexo do compromisso com o meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável, além da contribuição direta à agenda ESG dos clientes”, destaca Márcio José, CEO da Aquapolo Ambiental.

A Aquapolo aposta em soluções tecnológicas, como sistema de inteligência artificial que otimiza o funcionamento do reator biológico, reduzindo o consumo de energia. Outras iniciativas incluem o uso de sensores de presença, iluminação LED e inspeções periódicas para identificar oportunidades de melhoria. Além disso, a conscientização dos colaboradores tem sido uma peça-chave, com treinamentos que reforçam a importância da redução no consumo de energia.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025