Uma combinação de sensores sem fio e IA - Inteligência Artificial pode ajudar empresas de diferentes portes a evitar prejuízos causados por paradas não programadas de equipamentos rotativos, como sistemas de bombeamento. Essa é a proposta de uma solução desenvolvida pela Techplus Automação, com apoio do PIPE - Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da Fapesp, para monitorar as máquinas continuamente e, assim, fazer o diagnóstico e prever falhas antes que elas ocorram.

O diferencial do sistema é a forma como ele realiza o monitoramento. Tradicionalmente, as empresas adotam dois tipos de abordagem para manutenção: a corretiva, em que o conserto só ocorre após a falha, e a preditiva tradicional offline, que depende de visitas periódicas de técnicos para realizar medições e avaliar o estado dos equipamentos.

Na manutenção preditiva tradicional offline, as medições atuais e as anteriores são comparadas para determinar se há piora nas condições. Nesse processo, há sempre o risco de surgirem problemas entre essas avaliações. Além disso, muitas máquinas estão em locais de difícil acesso, o que representa riscos para os técnicos e afeta a segurança ocupacional.

A empresa desenvolveu a ferramenta para fazer o acompanhamento online das máquinas a partir da observação desse cenário. “O monitoramento contínuo online evita que seja necessário que alguém vá fazer medições pessoalmente. Com isso, a empresa diminui os riscos de saúde ocupacional e aumenta a eficiência porque a medição do estado da máquina é contínua”, explica Samarone Ruas, diretor-geral da Techplus Automação.

Os dados obtidos nesse processo são enviados para a nuvem e analisados por algoritmos de IA que alertam a empresa sobre possíveis anomalias nos equipamentos. “A medição acontece, por exemplo, de minuto a minuto ou de cinco em cinco minutos, conforme a necessidade”, descreve Ruas. “Isso torna o monitoramento muito mais eficiente e seguro”, completa.

O projeto foi totalmente concebido pela Techplus Automação. “Criamos desde o sensor até o algoritmo que analisa os dados, passando pela elaboração do processo de envio das informações para a nuvem. Por isso, a solução é completa: desde a eletrônica embarcada no sensor até o processamento em nuvem com IA”, diz Ruas.

Nos últimos dois anos, com o avanço da transformação digital e da IA nas indústrias, a demanda por soluções de manutenção preditiva online tem crescido significativamente. “Toda empresa tem máquinas rotativas: pode ser para refrigeração, bombeamento, ventilação ou compressão, por exemplo. Nosso lema é manter as máquinas rodando porque elas literalmente movem o mundo”, finaliza.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025