A Sanepar deu início, em dezembro, à instalação de uma nova ferramenta para o monitoramento da qualidade da água de mananciais de abastecimento público. Por meio de sondas multiparamétricas, a companhia poderá acompanhar, em tempo real, diversos parâmetros de qualidade da água in natura.
Este monitoramento faz parte das ações estruturais do Programa Água Segura, da Sanepar, que atende às determinações do Plano de Segurança da Água, do Ministério da Saúde. De acordo com a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Mendes, o monitoramento da qualidade da água in natura é indispensável para a sustentabilidade ambiental dos mananciais de abastecimento público, em qualidade e quantidade, considerando os diferentes impactos sofridos nas bacias de captação pela ocupação do solo, atividades urbanas e agropecuárias.
A instalação das sondas, que serão integradas aos Centros de Controle Operacional da Sanepar, com transmissão dos dados em tempo real, vai auxiliar na formação de bases científicas de dados para o diagnóstico da água dos rios, e nas tomadas de decisão da companhia na operação dos sistemas de abastecimento. As informações geradas são estratégicas, para uso interno da Sanepar. A ferramenta também vai contribuir para o planejamento de ações de prevenção e de conservação dos mananciais. O investimento na implantação da nova ferramenta é de cerca de R$ 2,1 milhões.
As sondas serão instaladas em 15 mananciais onde a Sanepar capta água nos municípios de Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama. As captações Tibagi e Cafezal, em Londrina, já receberam o equipamento, que deve ser instalado nos demais sistemas até fevereiro.
Mais Notícias HYDRO
Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.
23/04/2025
Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.
23/04/2025
As novas estações farão parte do SIMQUA.
23/04/2025