Devido ao aumento significativo de furtos de hidrômetros, especialmente na região metropolitana de Florianópolis, SC, a Casan - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento adotou novos procedimentos para atender com mais agilidade e segurança os consumidores impactados. Agora, os pedidos para reposição do hidrômetro devem ser feitos obrigatoriamente com a apresentação do boletim de ocorrência junto à Polícia Civil e posterior envio via chat online, no site da Casan ou presencialmente nas agências. A mudança visa adequar o processo para melhor integração entre a companhia e aos órgãos de segurança pública.
Nos meses de novembro e dezembro de 2024, foram contabilizados 465 furtos de hidrômetros nos municípios de Biguaçu, Florianópolis e São José. Só até o dia 7 de janeiro de 2025, já foram contabilizados 78 furtos nestes mesmos municípios. Esses números indicam que, em apenas oito dias, ocorreram aproximadamente 17% dos furtos registrados no período anterior, reforçando a preocupante tendência de crescimento desse tipo de ocorrência criminosa.
“Atualmente, estamos em contato com as Polícias Civil e Militar para trocar informações, visando, principalmente, combater os receptadores dos equipamentos. Com o novo procedimento, o morador lesado pode colaborar de forma mais efetiva com mais informações para os trabalhos de investigação dos agentes de segurança”, explica o gerente de Atendimento ao Consumidor, Vinícius André Ferreira.
Para agilizar o processo, é imprescindível que o consumidor registre o furto junto à Polícia Civil e apresente o protocolo de ocorrência no momento da solicitação. Posteriormente, será necessário fornecer o boletim de ocorrência homologado, etapa que contribui para uma análise detalhada e eficaz das autoridades sobre a abrangência do problema e a identificação dos locais afetados.
A companhia também reforça junto à população a importância da instalação do chamado abrigo-padrão para mais segurança do hidrômetro. O modelo de abrigo adotado pela companhia desde 2015 tem compartimento em material plástico (PVC, polipropileno ou polietileno) e porta em policarbonato transparente, com sistema para colocação de lacre de proteção resistente, para evitar fraudes e roubos.
Foto: Hidrômetro em abrigo padrão na matriz da Casan, em Florianópolis. Foto: Acervo Casan
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025