Artigos Técnicos




Produção de peças fundidas à base de ligas de níquel atrai cada vez mais fundidores

A produção de peças fundidas em ligas à base de níquel exige alguns cuidados, em razão da tendência à absorção de gases deste metal e da baixa tolerância aos elementos considerados impuros. Neste artigo, o autor apresenta informações sobre a composição química de algumas ligas e seus processos de fabricação, além do seu comportamento na fundição, processos de moldagem recomendados e projeto de peças.

02/04/2018



Soluções para a garantia da qualidade de peças de FoFo nodular ferrítico com paredes grossas

A proposta deste artigo é apresentar soluções para os problemas encontrados na manufatura de peças em ferro fundido nodular ferrítico com paredes grossas e moldadas manualmente. Para tanto, o autor destaca algumas considerações teóricas presentes na literatura sobre o assunto, além de experiências práticas referentes às etapas de preparação da carga, fundição, modificação e inoculação.

20/03/2018



Novos conceitos de pinturas e aditivos para peças fundidas

Este trabalho relata o desenvolvimento de pinturas e aditivos que possibilitam a fabricação de peças fundidas sem resíduos superficiais ou defeitos de veiamento, penetração e escamação.

14/11/2017



A análise da pegada de carbono na indústria fundição

Este artigo ilustra como as emissões de CO2 equivalente podem ser calculadas em uma fundição, tomando por base três cenários.

14/11/2017



A determinação do teor de Sr ideal, para a modificação da fase eutética de ligas Al-Si

Este estudo comprova em que medida a redução da temperatura de crescimento da fase eutética de silício tem correlação com as adições de estrôncio e as propriedades mecânicas sob tração (alongamento total e limite de resistência), no caso de ligas de alumínio-silício.

25/10/2017



Qualidade superficial do FoFo vermicular FV450, após retificação plana tangencial

A retificação normalmente é uma opção de usinagem, nos casos em que são exigidas elevadas precisões dimensional e geométrica, além de um excelente acabamento superficial, a exemplo dos blocos e cabeçotes de motores. Este trabalho apresenta os resultados de ensaios realizados em amostras de ferro fundido vermicular, após uma retificação plana com rebolo de carbeto de silício.

24/10/2017



O aquecimento de panelas com queimadores de combustível/oxigênio

Este artigo aborda as vantagens econômicas e ambientais da utilização de queimadores de combustível/ oxigênio para o aquecimento de panelas de vazamento, em comparação com os queimadores de gás natural/ar. Estes equipamentos também podem ser empregados na sinterização e aquecimento de fornos de espera, conforme relatado a seguir.

2016/09/28



SiWind, o FoFo nodular para aplicações eólicas offshore

O ferro fundido nodular SiWind, endurecido por solução sólida, é especialmente indicado para aplicações eólicas em alto-mar. Este trabalho relata os ensaios realizados no sentido de determinar a sua resistência no caso de grandes espessuras de parede, sob a ação cargas cíclicas.

2016/09/23



A fabricação de placas universais para sopradoras de machos

Este artigo descreve o desenvolvimento do projeto e fabricação de placas de sopro com capacidade para suportar qualquer ferramental, otimizando a operação de sopradoras de machos.

2017/07/20



Filtros de espuma cerâmica, para fundidos de grande porte

Este trabalho aborda o emprego de diferentes tipos de filtros de espuma cerâmica para a filtragem de ferro fundido e aço. O fato de alguns destes métodos estarem atingindo o seu limite, no caso da fundição de peças de grande porte, levou ao desenvolvimento dos filtros tubulares, com geometrias variadas.

2017/07/01



Software prevê falhas em matrizes para fundição sob pressão

Este artigo descreve o aperfeiçoamento de um módulo do software Flow-3D, capaz de prever danificações em matrizes de fundição sob pressão, em especial trincas de fadiga térmica e erosões. Para comprovar a sua eficácia, foram comparadas matrizes de validação e seriadas.

2017/06/30



A fabricação do ferro fundido vermicular

Este trabalho aborda as vantagens e algumas aplicações do ferro fundido vermicular, dando ênfase à sua produção por meio da combinação de um pré-condicionamento e tratamento com arame com baixo teor de magnésio. Também são feitas comparações entre o FoFo vermicular e os ferros fundidos nodular e cinzento.

2017/06/30



Influência do sobremetal na circularidade de furos após o alargamento do FoFo vermicular

Este trabalho apresenta os resultados obtidos em testes que visaram à análise da influência do valor do sobremetal no erro de cilindricidade de furos com 25 mm de profundidade.

2017/05/29



Aditivo de areia controla o veiamento e elimina o uso de pinturas

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um aditivo de areia que elimina a necessidade do uso de pinturas refratárias, proporcionando um fundido com excelente acabamento superficial.

2017/05/25



O comportamento operacional de fornos a indução do tipo canal

Neste artigo, a simulação computadorizada é utilizada para investigar a formação de incrustações no revestimento refratário de fornos a indução do tipo canal. Entre os fatores de influência analisados estão a distribuição da temperatura e da corrente, e o transporte de calor e matéria.

2017/05/11



Os estágios de desenvolvimento de um bloco de motor em FoFo vermicular

A combinação de um novo leiaute do molde e dos machos, atentando aos contornos internos do bloco de motor, associada à moldagem e vazamento vertical, tornou possível a construção leve deste componente em ferro fundido vermicular, com espessura de parede fina, elevada resistência e rigidez.

2017/05/10



Planejamento estatístico de testes é ferramenta para a economia de custos e tempo na fundição

Com base em exemplos práticos, os autores deste trabalho mostram como o planejamento estatístico de testes pode aumentar o lucro e diminuir o prazo de entrega de fundidos com geometria complexa.

2017/05/09



Os materiais para a fabricação de produtos refratários

Este trabalho pontua a produção e consumo mundial de materiais refratários desde os anos 90, além de abordar o rumo das pesquisas e desenvolvimentos feitos na área nas últimas décadas.

2017/04/04



Machos fabricados com aglomerantes inorgânicos são utilizados em cabeçotes de motor

Este artigo descreve a introdução de machos aglomerados com ligantes inorgânicos na fundição da Volkswagen, na Alemanha.

2017/03/31



Novo método de teste para a caracterização de materiais de moldagem

Este artigo apresenta um método de teste com comando eletrônico, cujo desenvolvimento foi baseado em critérios como célula de carga de alta resolução e frequência de medição, além da possibilidade...

2017/03/03



Ferro fundido nodular para peças submetidas a gases quentes

Este trabalho descreve o desenvolvimento, ensaios e respectivas propriedades de novas classes de ferro fundido nodular ferrítico, com maiores resistência a altas temperaturas e à oxidação.

2017/03/02



Os riscos do uso de esmerilhadeiras pneumáticas em fundições

Neste trabalho, o autor relata os acidentes em potencial associados ao uso de esmerilhadeiras pneumáticas, além de dar dicas sobre como evitá-los.

2017/02/05



Compósito de tungstênio é utilizado na confecção de matrizes

Este artigo traz os resultados de ensaios realizados visando à elaboração de medidas para o aprimoramento da estrutura local de componentes fundidos sob pressão. Neste sentido, as propriedades do compósito de tungstênio Densimet 185 (D185) foram analisadas e comparadas com as de materiais à base de ferro.

2016/12/26



O mecanismo de precipitação da grafita no FoFo cinzento

A determinação do tipo de estrutura da grafita lamelar formada durante a solidificação do ferro fundido cinzento antes só era possível de forma subjetiva. Este trabalho foi dedicado ao desenvolvimento de um sistema de diagramas de morfologia e correlações matemáticas, que possibilita uma avaliação quantitativa.

2016/12/24



Fundição sob pressão com e sem o uso de vácuo

Este artigo descreve a conversão de um sistema de ventilação com uso de vácuo, para uma ventilação convencional na fundição sob pressão. A simulação computadorizada foi fundamental para corrigir defeitos potenciais no fundido, em razão da necessidade da alteração dos canais de alimentação e distribuição.

2016/11/26



Compósitos Al-Al com ligas de alta resistência, trabalhadas plasticamente

A união segura de insertos e fundidos, ambos fabricados em ligas de alumínio, é prejudicada pela formação natural de óxido de alumínio. Para a solução do problema, os autores desse trabalho sugerem a aplicação de uma camada de zinco sem corrente elétrica. As vantagens desta técnica são apresentadas a seguir.

2016/11/25



Revestimentos semipermanentes para a fundição de latão em coquilha

O tema central deste trabalho é um revestimento cerâmico para a fundição de latão em coquilha. As propriedades deste material e as vantagens atribuídas a ele são abordadas a seguir.

2016/10/20



Estado da técnica e objetivos no desenvolvimento de fornos de vazamento

Este artigo compara diferentes tecnologias de fornos de vazamento, em especial para a fundição de ferro. Foram considerados os seus tamanhos/ capacidade, tipos de aquecimento, controle do processo e troca da bacia, para a substituição da liga a ser fundida.

2016/10/01