Prêmio Qualidade 2021


Veja aqui os resultados do levantamento que aponta as marcas de materiais elétricos mais associadas à qualidade e sua evolução ao longo do tempo

da Redação de EM

Mensurar a qualidade de uma marca é uma tarefa complexa, haja vista que o conceito é abrangente. No caso das marcas de produtos elétricos, a concepção de qualidade ultrapassa o atendimento e conformidade aos requisitos técnicos, envolvendo conceitos subjetivos, relacionados às percepções dos usuários, entre outros aspectos. Conquistar o título de excelência em qualidade entre seu público-alvo é um objetivo perseguido por todas as empresas, e que requer trabalho árduo, pois envolve diversas variáveis. Para auxiliar o mercado de materiais elétricos na tarefa de identificar quais as marcas de materiais e equipamentos utilizados em instalações elétricas são mais associadas ao conceito de qualidade pelos profissionais de eletricidade, a revista Eletricidade Moderna realiza há mais de quatro décadas a pesquisa “Prêmio Qualidade”. O levantamento conta com a participação de engenheiros, técnicos, tecnólogos e eletricistas. Como lidam no dia a dia com tais produtos e, na maioria das vezes, escolhem ou no mínimo influenciam a decisão de compra desses itens, são considerados formadores de opinião nesse segmento.

Para realizar a pesquisa, EM seleciona em seu cadastro de leitores nomes com o perfil adequado e a eles envia um questionário contendo a relação de produtos e uma pergunta: “Qual é, em sua opinião, a marca de melhor qualidade de cada um dos produtos listados?”. O questionário não contém estímulos de qualquer natureza, como lista de opções ou sugestões de nomes, sendo respondido pelo pesquisado de forma absolutamente espontânea. O levantamento inclui equipamentos de média tensão e produtos voltados a instalações de baixa tensão e iluminação. Ao todo, fazem parte do escopo de “Prêmio Qualidade” 72 itens normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, como conectores, relés, religadores, dutos para redes subterrâneas de distribuição, eletrocentros, grupos geradores, barramentos blindados, canaletas metálicas e plásticas para instalação aparente, entre outros.

Foram recebidas respostas de 709 profissionais de eletricidade, que atuam em empresas de todas as atividades (indústrias, comércios, órgãos e empresas de administração pública, companhias de energia elétrica, etc.) como usuários finais, sendo responsáveis pela manutenção e/ou operação dos sistemas elétricos nesses locais, ou como especificadores em empresas de serviços técnicos especializados (projetos, consultoria, montagens e manutenção).

Os resultados são apresentados em tabelas, uma para cada produto pesquisado, as quais fornecem os volumes de indicações obtidos pelas marcas em 2021 e também em 2020. Dispostas lado a lado, essas duas porcentagens permitem avaliar a evolução das marcas no conceito do consumidor especializado de um ano para outro. Cada tabela tem um universo específico, isto é, o número de questionários, dentre o total de 709 recebidos, com indicações para o produto em questão, pois os consultados foram orientados a responder apenas sobre os itens da lista com os quais tivessem experiência real, no uso ou na especificação. Desta forma, os volumes de indicações recebidas pelas marcas são dados em porcentagem dos respectivos universos.

No caso em que os consultados indicaram mais de uma marca para um mesmo produto, todas foram consideradas. Por isso que, em algumas tabelas, a soma dos percentuais de todas as marcas listadas pode ser maior do que 100%. Por outro lado, há casos em que nem todas as marcas citadas figuram nas tabelas, haja vista que foram excluídas da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo, o que implica soma dos percentuais de indicações menor do que 100%. Vale destacar ainda que em alguns itens houve empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação.

A pesquisa fornece ainda informações adicionais, como os produtos de uso mais difundido entre os profissionais consultados e as dez marcas mais indicadas no universo total, além de uma lista com o resumo dos vencedores. É apresentada ainda uma lista com os nomes das empresas, órgãos e entidades em que esses profissionais trabalham, além de dados sobre os respondentes, como formação, áreas de atuação, categorias das suas empresas, região geográfica de atuação, entre outras.