Os Produtos do Ano
2020

O levantamento apresenta as marcas mais vendidas de diversos produtos para instalações elétricas e de iluminação nas revendas de materiais elétricos do Brasil e ainda seu desempenho de um ano para outro

da Redação de EM

Por serem um canal entre os fabricantes e consumidores finais, os revendedores de materiais elétricos funcionam como um termômetro de mercado, uma vez que são capazes de apontar as marcas mais vendidas e comercializadas desses produtos em seus estabelecimentos. No entanto, tais dados isolados não fornecem uma visão mais ampla do segmento. É necessária uma análise. E é isso o que a pesquisa “Produtos do Ano”, publicada há mais de 40 anos pela revista Eletricidade Moderna, realiza: a partir de dados coletados junto a uma parcela de lojas de materiais elétricos de todo o Brasil, o levantamento mostra o desempenho relativo das marcas nessa área. Em um ano desafiador como 2020, tais informações são ainda mais importantes para as empresas, tanto as indústrias como as revendas, definirem suas estratégias na retomada dos negócios.

Este ano, 226 revendas de materiais elétricos de todas as regiões do território nacional participaram da pesquisa. O gráfico informa, percentualmente, em que Estados ou regiões do Brasil estão localizados esses revendedores que responderam ao levantamento.

Os produtos pesquisados são de uso corrente em instalações elétricas e normalmente encontrados nas revendas. No total, a pesquisa é composta por 51 itens, como componentes para linhas elétricas, dispositivos de comando e proteção, lâmpadas LED, luminárias e equipamentos auxiliares de iluminação, componentes de sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros, instrumentos e vários outros produtos.

Os resultados de desempenho das marcas, ou seja, a proporção de revendedores que apontaram determinada marca como a mais vendida, são publicados na forma de tabelas, uma para cada produto pesquisado. Vale destacar que cada tabela tem seu universo específico, pois nem todos os revendedores comercializam todos os itens que compõem a pesquisa. Ou seja, o universo específico corresponde ao número de revendedores pesquisados que declararam comercializar o produto em questão, e não ao universo total, que seria o número total de respostas recebidas. Outro ponto importante é que as tabelas não trazem todas as marcas citadas pelos revendedores, tendo sido excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações, considerando o universo de cada produto.

Além das marcas mais vendidas em cada um dos produtos, as respostas dos participantes de “Os Produtos do Ano” fornecem outras informações sobre o mercado de material elétrico. Uma delas é quais são os produtos mais presentes nas lojas, independentemente de marcas, levando em conta o universo total da pesquisa. Os resultados mostram que os minidisjuntores figuram entre os produtos mais facilmente encontrados nas lojas, seguidos por fios e cabos para instalação predial. Por sua vez, a tabela II mostra as 10 marcas indicadas como as mais vendidas pelos revendedores, em relação ao universo total da pesquisa, com os produtos associados a tais indicações. Aqui, você encontra também um resumo das marcas vencedoras em cada um dos produtos pesquisados.