Os Produtos do Ano
2017

A 40a edição da pesquisa detecta as marcas de produtos para instalações elétricas e de iluminação que mais se destacaram no canal de distribuição ao longo do ano

da Redação de EM

Realizada desde 1978 a pesquisa "Os Produtos do Ano" apresenta as marcas de produtos para instalações elétricas e de iluminação mais vendidas no comércio especializado em material elétrico do Brasil. O ranking é feito a partir de um questionário, enviado por EM a revendedores de material elétrico, contendo duas perguntas — “Dos produtos da relação abaixo, quais as marcas comercializadas no seu estabelecimento? Dentre elas, qual(is) a(s) mais vendida(s)? —, e uma relação de 63 itens de uso corrente em instalações elétricas. A lista inclui componentes para linhas elétricas, dispositivos de comando e proteção, lâmpadas de diversas tecnologias (incluindo LEDs), luminárias e equipamentos auxiliares de iluminação, componentes de sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros, instrumentos e vários outros itens. As respostas são absolutamente espontâneas, sem sugestões ou qualquer outro estímulo.
A cada produto pesquisado corresponde uma tabela que traz, para cada marca, a proporção de revendedores que declararam ser aquela a mais vendida em seu estabelecimento. Cada tabela tem o seu universo específico, correspondente ao número de revendedores, dentre os pesquisados, que declaram comercializar o produto em questão, uma vez que nem todas as lojas trabalham com todos os itens da lista. Por conseguinte, as porcentagens apresentadas referem-se ao universo específico do produto em questão, e não ao universo total do levantamento. Vale mencionar que as tabelas podem não trazer todas as marcas citadas pelos revendedores, pois em alguns itens elas chegam a ser dezenas. Assim, por razões de espaço, são excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações como marca mais vendida, considerando o universo de cada produto.
Além de apontar as marcas de produtos elétricos mais vendidas nas revendas este ano, a pesquisa permite avaliar a evolução dessas marcas no tempo, uma vez que as tabelas apresentam os volumes de indicações recebidos no ano anterior. Além disso, fornecem os percentuais de revendedores que declararam trabalhar com cada uma das marcas em 2016 e 2017.
Cabe destacar que, em alguns itens, a avaliação aponta empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação. Há casos em que os percentuais de indicações de mais vendida obtidos pelas marcas são muito próximos e o empate é evidente. Mas há também situações menos patentes, e nestes casos empregou-se análise estatística das proporções, por meio de um programa especialmente desenvolvido para os objetivos da pesquisa.
“Os Produtos do Ano” fornece ainda aos leitores informações adicionais sobre o mercado de material elétrico, como o desempenho das marcas em relação ao universo total, a presença de produtos e marcas nas lojas e a distribuição geográfica dos revendedores consultados.
Também é divulgada a relação dos revendedores e distribuidores que responderam à pesquisa de 2017, com as localidades em que estão sediadas.