Os Produtos do
2016

A tradicional pesquisa mostra quais são as marcas de produtos de uso corrente nas instalações elétricas mais vendidas nas revendas e sua evolução ao longo do tempo.

da Redação de EM

A EM publica os resultados da pesquisa “Os Produtos do Ano”, que detecta as marcas de produtos para instalações elétricas e de iluminação que mais se destacaram no canal de distribuição em 2016. A 39a edição do levantamento conta com a participação de 418 revendedores de material elétrico do Brasil, que apontaram, em um questionário, enviado por EM, as marcas comercializadas em seus estabelecimentos e, dentre estas, quais são as mais vendidas de cada um dos 63 produtos pesquisados. A lista inclui itens de uso comum em instalações elétricas e normalmente comercializados nas revendas, como componentes para linhas elétricas, dispositivos de comando e proteção, lâmpadas, luminárias e equipamentos auxiliares de iluminação, componentes de sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros, instrumentos, lâmpadas LED, etc. Vale dizer que as respostas são absolutamente espontâneas, sem estímulos do tipo múltipla escolha ou qualquer outro.
A cada produto pesquisado corresponde uma tabela, que mostra os volumes de indicações recebidos pelas marcas nos levantamentos de 2015 e 2016. Desta forma, é possível avaliar o desempenho em vendas de cada marca e também sua penetração nas revendas de um ano para o outro.
Cada tabela tem o seu universo específico, que corresponde ao número de revendedores dentre os 418 pesquisados que declaram comercializar o produto em questão, uma vez que nem todas as lojas trabalham com todos os itens que fazem parte da pesquisa. Por conseguinte, as porcentagens apresentadas em cada tabela referem-se ao universo específico de cada produto, e não ao universo total do levantamento.
Os percentuais atribuídos a cada marca nas tabelas expressam duas informações: na coluna da esquerda, a proporção de revendedores que declararam ser aquela a marca mais vendida em seu estabelecimento; e, na coluna da direita, a proporção de revendedores que declararam comercializar a marca. Como normalmente as lojas trabalham com mais de uma marca de um mesmo produto, não é incomum a soma dos percentuais da coluna “Total de revendedores que comercializam a marca” resultar maior que 100%. Por outro lado, as tabelas podem não trazer todas as marcas citadas pelos revendedores, pois em alguns itens elas chegam a ser dezenas. Assim, por razões de espaço, são excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações como marca mais vendida, considerando o universo de cada produto.
Cabe destacar que, em alguns itens, a avaliação aponta empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação. Há casos em que os percentuais de indicações de mais vendida obtidos pelas marcas são muito próximos e o empate é evidente. Mas há também situações menos patentes, e nestes casos empregou-se análise estatística das proporções, por meio de um programa especialmente desenvolvido para os objetivos da pesquisa.
O levantamento fornece ainda aos leitores informações adicionais sobre o desempenho das marcas no universo total, presença de produtos e marcas nas lojas, além da distribuição geográfica dos revendedores consultados. Também é divulgada a relação dos revendedores e distribuidores que responderam à pesquisa, juntamente com as localidades em que essas empresas estão sediadas, além de uma lista com o resumo dos vencedores.