O governo do estado do Espírito Santo, por meio da secretaria de gestão e recursos humanos (Seger), publicou dia 21 de novembro aviso de licitação para a contratação de serviços de locação de miniusinas ou microusinas solares, na modalidade autoconsumo remoto. A iniciativa visa à adoção da fonte solar para o abastecimento de órgãos públicos.
A licitação vai selecionar empresas especializadas para instalar, operar, manter e gerenciar sistemas de geração de energia solar em diversos pontos do estado capixaba. “O objetivo é garantir a implantação de miniusinas solares com capacidade para atender diferentes demandas de consumo de energia nas unidades administrativas do governo, como escolas, hospitais, secretarias e outros equipamentos públicos”, explicou o subsecretário de estado da administração geral, Charles Dias de Almeida.
A contratação tem custo total de R$ 39,1 milhões e prazo máximo de 120 meses. Ao todo, 11 lotes serão licitados, para promover a geração de 8.400 MWh/ano de energia elétrica, suficiente para atender mais de 500 instalações de baixa tensão de 11 órgãos do executivo estadual. A expectativa é que, com a implantação das usinas, o governo economize anualmente R$ 522 mil com energia elétrica.

O edital com as condições e exigências estipuladas para a prestação do serviço está disponível, na íntegra, no site www.compras.es.gov.br. As empresas interessadas devem apresentar, até o dia 6 de dezembro, propostas técnicas e comerciais e documentos que comprovem a capacidade de fornecer os equipamentos necessários e realizar a instalação e manutenção das miniusinas solares.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025