A concessionária de distribuição de energia da EDP no Espírito Santo vai investir R$ 5 bilhões no estado até 2030. Os aportes vão suprir demandas de melhorias da rede, de atendimento ao cliente, de modernização de equipamentos e de automação. O anúncio foi feito em evento realizado na semana passada em Vitória, ES, pelo CEO da EDP na América do Sul, João Marques da Cruz.

Já como parte dos investimentos, a EDP inaugurou neste mês quatro novas subestações nas regiões de Vitória e do Caparaó, que juntas totalizam R$ 206,5 milhões. Os empreendimentos, que visam reforçar a resiliência da rede contra eventos climáticos extremos, atenderão mais de 500 mil habitantes nos municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha, Ibitirama, Muniz Freire, Alegre e Divino São Lourenço.

As subestações Caçaroca, Glória, Ibitirama e o Posto de Transformação Menino Jesus têm comando automatizado e são monitoradas por centro de operação integrado em Carapina. Atualmente a empresa conta com 117 subestações no estado, sendo 29 inauguradas desde 2020.

Uma das ações que a empresa tem priorizado, para enfrentar as consequências de eventos climáticos extremos, é a poda de árvores. Entre janeiro e setembro deste ano foram realizadas mais de 75 mil podas e a limpeza de áreas que envolvem aceiros e bambu embaixo da rede da EDP. As ações visam reduzir a interrupção no fornecimento de energia.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025