O centro de pesquisa Lactec, de Curitiba, PR, inaugurou laboratório de interoperabilidade e conectividade - multiprotocolos, um centro dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia. A meta do laboratório – financiado com recursos PDI Aneel da Neoenergia –  é garantir comunicação padronizada entre medidores inteligentes de diversos fabricantes.

Segundo comunicado do Lactec, o novo centro realiza testes especializados que operam sob as especificações Wi-SUN/FAN (tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade) e PLC/Prime, projetado especificamente para transmissão dos dados dos medidores inteligentes por meio da rede elétrica.

O local está apto a realizar ensaios de desempenho, interoperabilidade em conformidade com as normas ABNT 14522, dos grupos NBR IEC 62056 e NBR 16968. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados durante esses testes são monitorados e avaliados utilizando equipamentos e softwares de alta precisão”, disse um dos responsáveis pelo laboratório, Leonardo Tavares.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025