O centro de pesquisa Lactec, de Curitiba, PR, inaugurou laboratório de interoperabilidade e conectividade - multiprotocolos, um centro dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia. A meta do laboratório – financiado com recursos PDI Aneel da Neoenergia –  é garantir comunicação padronizada entre medidores inteligentes de diversos fabricantes.

Segundo comunicado do Lactec, o novo centro realiza testes especializados que operam sob as especificações Wi-SUN/FAN (tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade) e PLC/Prime, projetado especificamente para transmissão dos dados dos medidores inteligentes por meio da rede elétrica.

O local está apto a realizar ensaios de desempenho, interoperabilidade em conformidade com as normas ABNT 14522, dos grupos NBR IEC 62056 e NBR 16968. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados durante esses testes são monitorados e avaliados utilizando equipamentos e softwares de alta precisão”, disse um dos responsáveis pelo laboratório, Leonardo Tavares.



Mais Notícias EM



Aneel prevê expansão de 9,1 GW na matriz elétrica em 2026

Acréscimo projetado supera em 23% o volume incorporado ao sistema em 2025.

19/01/2026


Demanda maior pressiona custos de geração no início do ano

Operação passa a exigir mais despacho térmico, segundo o ONS.

19/01/2026


Varejista domina expansão do mercado livre de energia

Quase 38 mil unidades já operam nesse modelo, segundo dados da CCEE.

19/01/2026