O centro de pesquisa Lactec, de Curitiba, PR, inaugurou laboratório de interoperabilidade e conectividade - multiprotocolos, um centro dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia. A meta do laboratório – financiado com recursos PDI Aneel da Neoenergia –  é garantir comunicação padronizada entre medidores inteligentes de diversos fabricantes.

Segundo comunicado do Lactec, o novo centro realiza testes especializados que operam sob as especificações Wi-SUN/FAN (tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade) e PLC/Prime, projetado especificamente para transmissão dos dados dos medidores inteligentes por meio da rede elétrica.

O local está apto a realizar ensaios de desempenho, interoperabilidade em conformidade com as normas ABNT 14522, dos grupos NBR IEC 62056 e NBR 16968. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados durante esses testes são monitorados e avaliados utilizando equipamentos e softwares de alta precisão”, disse um dos responsáveis pelo laboratório, Leonardo Tavares.



Mais Notícias EM



Consumo de energia cresce 0,5% em dezembro

Alta foi puxada por residências, enquanto indústria teve retração.

09/02/2026


BNDES e Kinea investem R$ 750 mi em debêntures da GNA II

Recursos complementam financiamento da termelétrica a gás no Porto do Açu.

09/02/2026


CTG Brasil inaugura laboratório de baterias em Ilha Solteira

Projeto Flex BESS testa integração entre solar, armazenamento e hidrelétrica.

09/02/2026