O centro de pesquisa Lactec, de Curitiba, PR, inaugurou laboratório de interoperabilidade e conectividade - multiprotocolos, um centro dedicado à realização de testes em medidores inteligentes de energia. A meta do laboratório – financiado com recursos PDI Aneel da Neoenergia –  é garantir comunicação padronizada entre medidores inteligentes de diversos fabricantes.

Segundo comunicado do Lactec, o novo centro realiza testes especializados que operam sob as especificações Wi-SUN/FAN (tecnologia de comunicação que conecta dispositivos em redes de campo otimizadas para baixo consumo de energia, alta eficiência e confiabilidade) e PLC/Prime, projetado especificamente para transmissão dos dados dos medidores inteligentes por meio da rede elétrica.

O local está apto a realizar ensaios de desempenho, interoperabilidade em conformidade com as normas ABNT 14522, dos grupos NBR IEC 62056 e NBR 16968. “Os medidores inteligentes são submetidos a testes em um ambiente seguro, controlado e livre de interferências externas. Os sinais gerados durante esses testes são monitorados e avaliados utilizando equipamentos e softwares de alta precisão”, disse um dos responsáveis pelo laboratório, Leonardo Tavares.



Mais Notícias EM



Decreto define abertura do mercado livre para consumidores de baixa tensão

Cronograma prevê entrada de consumidores industriais e comerciais em novembro de 2027 e dos demais em novembro de 2028.

17/08/2026


Entidades pedem aprovação de PL sobre rateio de custos do leilão de baterias

Projeto propõe exclusão de regra que atribui apenas aos geradores o custeio da reserva de capacidade contratada por sistemas de armazenamento.

17/08/2026


Aneel aprova repasse preliminar de R$ 5,48 bilhões para distribuidoras no Norte e Nordeste

Recursos são provenientes da repactuação de pagamentos pelo Uso de Bem Público.

17/08/2026