A Aneel abriu no dia 2 de agosto a consulta pública 017/2024, que receberá contribuições para definir os investimentos do  5º Plano de Aplicação de Recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o PAR Procel. Enviadas para o e-mail cp017_2024@aneel.gov.br, as sugestões têm prazo de recebimento até o dia 16 de setembro.

A consulta pública está prevista na legislação que regulamenta os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em eficiência energética a que as distribuidoras de energia estão sujeitas. Dos recursos aplicados em eficiência energética, 20% devem ser destinados ao Procel. O plano de aplicação de recursos faz a programação dos investimentos.

Criado em 1985, o Procel visa aumentar a eficiência de bens e serviços e promover hábitos de consumo eficientes. A consulta pública, para a Aneel, tem a meta de garantir transparência ao processo e estimular a participação da sociedade na prestação de contas e no plano de investimentos. Os resultados serão informados ao grupo coordenador de conservação de energia (GCCE), a quem cabe avaliar as contribuições.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025