Foi fechado acordo de cooperação técnica entre o MME - Ministério de Minas e Energia e o MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura para aproveitar reservatórios de usinas hidrelétricas para cultivo sustentável de pescados. A partir do acordo, as equipes técnicas das pastas trabalharão em arcabouço regulatório da atividade.

Segundo comunicado do MME, a medida interministerial visa evitar impactos na operação dos reservatórios e incentivar a aquicultura nas instalações de modo sustentável. O plano de ação da cooperação técnica prevê eventos nacionais sobre piscicultura e gestão dos usos múltiplos dos recursos hídricos, além de interação com os agentes do setor elétrico e da aquicultura.

Faz parte do acordo ainda a elaboração de material instrutivo sobre a piscicultura com orientações sobre formas de diminuição de custos operacionais e de ampliação do potencial produtivo. “A cooperação mostra a importância do setor de energia como propulsora de desenvolvimento para as comunidades”, disse no comunicado o ministro do MME, Alexandre Silveira.

 

Foto: Usina Hidrelétrica Capivara (Ministério da Pesca e Aquicultura)



Mais Notícias EM



Aneel, Neoenergia e Grupo Equatorial lançam projeto de eficiência energética em escolas públicas

Serão investidos R$ 6,1 milhões, beneficiando cerca de 30 mil estudantes em cinco estados.

29/05/2026


Abradee apoia PL 3220/2019 sobre compartilhamento de postes

Projeto propõe regras para acabar com a fiação desordenada em grandes centros urbanos.

29/05/2026


Setor elétrico prevê aumento das tarifas de energia com “Super El Niño”

Cenário de seca no Norte e Nordeste e pressão sobre reservatórios deve elevar uso de térmicas e encarecer energia

29/05/2026