O PotencializEE, programa de eficiência energética voltado às pequenas e médias indústrias paulistas, fechou parceria com a Finep, agência federal de fomento para projetos vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O acordo permitirá que as empresas tenham acesso automático e simplificado ao Finep Inovacred, linha de financiamento com taxa de juros atrelada à taxa referencial (TR) e que gira em torno de 7% ao ano.
Além de estar abaixo da taxa Selic, a linha prevê um prazo total de carência de até dois anos e prazo de pagamento de até oito anos para amortização do principal. O financiamento será realizado pelos agentes financeiros credenciados pela Finep.
Antes dessa parceria, para ter acesso ao Finep Inovacred, as empresas estavam sujeitas à avaliação do mérito da inovação, o que agora será feito previamente pelo Senai. “É uma grande vantagem para esse perfil de empresas, que encontram dificuldades em acessar o crédito”, disse Luiz Lubi, da agência de cooperação alemã GIZ, coordenador do PotencializEE.
Para ter acesso ao crédito, porém, os candidatos precisam ter os projetos chancelados tecnicamente pelo Senai, que é parceiro do programa e responsável pela realização dos diagnósticos energéticos, que incluem a análise de viabilidade técnica e financeira dos projetos de eficiência energética das PMEs industriais.
Mais Notícias EM
Cerimônia será realizada em 25 de março, em Brasília, com transmissão online
06/03/2026
Evento pretende expandir oportunidades de demonstração tecnológica, networking e atualização profissional
09/03/2026
Infraestrutura com GPUs dedicadas à IA é desenvolvida em parceria com o Cepel e amplia capacidade nacional de computação científica.
06/03/2026