O PotencializEE, programa de eficiência energética voltado às pequenas e médias indústrias paulistas, fechou parceria com a Finep, agência federal de fomento para projetos vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O acordo permitirá que as empresas tenham acesso automático e simplificado ao Finep Inovacred, linha de financiamento com taxa de juros atrelada à taxa referencial (TR) e que gira em torno de 7% ao ano.

Além de estar abaixo da taxa Selic, a linha prevê um prazo total de carência de até dois anos e prazo de pagamento de até oito anos para amortização do principal. O financiamento será realizado pelos agentes financeiros credenciados pela Finep.

Antes dessa parceria, para ter acesso ao Finep Inovacred, as empresas estavam sujeitas à avaliação do mérito da inovação, o que agora será feito previamente pelo Senai. “É uma grande vantagem para esse perfil de empresas, que encontram dificuldades em acessar o crédito”, disse Luiz Lubi, da agência de cooperação alemã GIZ, coordenador do PotencializEE.

Para ter acesso ao crédito, porém, os candidatos precisam ter os projetos chancelados tecnicamente pelo Senai, que é parceiro do programa e responsável pela realização dos diagnósticos energéticos, que incluem a análise de viabilidade técnica e financeira dos projetos de eficiência energética das PMEs industriais.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025