A UCB Power, fabricante de sistemas de armazenamento de energia com baterias (BESS, em inglês), anunciou que vai expandir a produção de sua unidade de Extrema, em Minas Gerais. O investimento para a produção local dos sistemas, previsto até 2028, é de R$ 380 milhões e tem o apoio da Invest Minas, agência de promoção de investimentos do governo de Minas Gerais. Além disso, o governo mineiro vai apoiar o projeto com incentivos fiscais e financiamento de linhas de crédito.

O investimento será em duas etapas. Na primeira fase, prevista para o período de 2024/25, os recursos serão destinados à expansão da fábrica atual em Extrema, enquanto na segunda fase, projetada entre 2025/26, será alugado um terreno para comportar o salto de produção, naquela que será a terceira fábrica da companhia no Brasil. Além da fábrica mineira, a companhia tem outra em Manaus, no Amazonas, onde parte da fabricação será utilizada no dimensionamento das soluções de BESS.

“A fase inicial nos permitirá estabelecer operações essenciais e otimizar os processos finais. Assim, poderemos planejar o próximo passo na ampliação da capacidade produtiva”, disse o vice-presidente de negócios e inovação da UCB Power, Marcelo Rodrigues. Ele aponta que a primeira etapa tem ainda o propósito de validar a evolução e a reação do mercado a demanda pelos produtos.

“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários segmentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas”, completou o CEO da empresa, George Fernandes. O enfoque do investimento, segundo comunicado da empresa, visa ainda o ajuste da produção conforme a resposta do mercado, o que inclui aporte em laboratório de engenharia de produtos.



Mais Notícias EM



Auren Energia incorpora ativos da AES Brasil

Se aprovada, negociação vai criar empresa com total de 8,8 GW em operação

17/05/2024


Copel testa sistema de armazenamento de energia de 1 MW

O BESS ficou dois dias fornecendo energia para instalações da empresa paranaense de energia em Curitiba

17/05/2024


Projeto quer extrair lítio na Alemanha sem emissões de carbono

Empresas ABB e Vulcan vão combinar soluções para implantar usina geotérmica e consolidar processos de eletrificação da extração

17/05/2024